25/09/2010 - 04h54

Anastasia e Hélio Costa monopolizam debate e trocam acusações

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Os dois principais candidatos ao governo de Minas Gerais, o atual governador e candidato à reeleição pelo PSDB, Antonio Anastasia, e o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), monopolizaram o debate ocorrido na noite desta sexta-feira (24), na TV alterosa, afiliada do SBT. Nas oportunidades que tiveram, os dois trocaram perguntas apenas entre si, sempre carregadas de acusações.

Participaram do debate, além dos dois, os candidatos José Aparecido (PV) e Luiz Carlos (PSOL). O candidato Edilson Nascimento (PTdoB) não compareceu.

Em bloco no qual as perguntas eram livres e não direcionadas, os dois partiram para o embate. O primeiro a dar o tom do confronto, Costa questionou o tucano pelo fato de ele ter formação de professor, mas ser considerado “o principal inimigo” da categoria e de o Estado pagar um dos menores salários do país à classe.

Em sua resposta, Anastasia defendeu-se dizendo que colocou os salários em dia e implantou o plano de carreira para o corpo docente do Estado e diz-se perseguido por “segmentos que têm posições ideológicas e políticas” na educação.

Na sua vez de perguntar, Anastasia acusou Costa de promessas “miraculosas, ilusórias” para o Estado. “Como se nós pudéssemos reduzir impostos e aumentar benefícios e despesas. Lamentavelmente, é muito fácil falar”, disparou o tucano, dizendo que, no senado, Costa sempre votou em consonância com o governo federal, quando segundo o tucano, poderia ter votado “reajuste maior para o salário mínimo”.

O dois seguiram trocando farpas e o peemedebista afirmou que a gestão tucana sucateou o Ipsemg, hospital que atende a servidores públicos no Estado.

Em réplica, o governador acusou Costa, que foi ministro das Comunicações, de protagonizar o “apagão postal”, referindo-se aos Correios, estatal submetida à pasta que fora comandada pelo peemedebista. Ele defendeu-se ao afirmar que os Correios vão dar R$ 1 bi de lucro neste ano.

Em julho deste ano, o presidente Lula demitiu o presidente dos correios em meio a rumores de brigas entre petistas e peemedebistas na estatal. O receio era que a disputa estivesse inviabilizando os serviços de entregas e gerando uma quebra de confiabilidade da população na estatal.
Anastasia ainda reclamou de propaganda partidária do adversário, em março deste ano, ter veiculado a liberação de verba federal para o metrô de Belo Horizonte. O tucano alegou que o recurso não saiu.

Costa debitou o atraso ao governo local que, segundo ele, não deu a contrapartida necessária para a liberação federal. “O Estado não quis assumir a sua parte. A verba do governo federal está aprovada”, alfinetou o ex-ministro.

Na oportunidade que teve para expor propostas, o candidato Hélio costa, ao ser questionado sobre como aumentaria a arrecadação sem majorar impostos, disse que implementaria no Estado programa de premiação mediante notas fiscais, a exemplo de outros Estados que implementaram o programa.

Ele afirmou também que vai trabalhar para melhorar os royalties sobre o minério produzido em Minas Gerais.

Já Anastasia, quando questionado, declarou que vai manter e aumentar investimentos na cultura mineira.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host