11/08/2010 - 11h41

Hélio nega loteamento nos Correios e diz que há lobby pela privatização da estatal

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Ex-ministro das Comunicações e líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo de Minas Gerais, o candidato Hélio Costa (PMDB) rejeitou nesta quarta-feira (11) que tenha feito loteamento político nos Correios – estatal que recentemente viu dirigentes demitidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ainda que os críticos da empresa incluem interessados na sua privatização.

Durante sabatina promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo, em Belo Horizonte, Hélio rebateu críticas de seu principal adversário, o governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), sucessor de Aécio Neves. O tucano insinuou que o peemedebista anda em más companhias e que houve uma crise nos Correios por conta da falta de capacidade de gestão do ex-ministro.

“Deus não me deu essa qualidade de falar tão facilmente mal dos meus adversários. Eu prefiro deixar claro que não entendi essa colocação. A minha companhia mais constante é a minha família. E a minha turma política, é Lula, Dilma Rousseff, Patrus Ananias, Fernando Pimentel, Zé Alencar”, disse, para depois chamar de “mau brasileiro” aquele que não conhecer “a estatal que ganhou por sete anos consecutivos o prêmio de empresa que deu mais credibilidade para o país”.

Sobre as demissões, Hélio afirmou que manteve funcionários de carreira e que os demitidos estão entre as exceções. Atribuiu à “legislação antiga, que não deixa os Correios fazerem nada”, a falta de resultados mais favoráveis. “Todo mundo quer entregar pacotes no Rio e em SP, mas ninguém quer levar cartas à Amazônia, ao Vale do Jequitinhonha”, disse. “Existe lobby pela privatização dos Correios. Todo mundo que quer isso fala mal dos Correios".

Questionado sobre quem teria interesse nisso, o peemedebista desconversou. “As multinacionais têm. Mas não sei se tem político junto. Há muito interesse”, afirmou ele, que se disse “totalmente contrário à privatização dos Correios”.

O candidato ao governo também rebateu Anastasia a respeito de um suposto apoio na mídia estadual, que não teria explorado as acusações de má gestão dele nos Correios. “Não sou eu que tenho essa primazia. Não sou governo. Sou oposição ao governo estadual. Não tenho nenhum órgão de imprensa em Minas que esteja alinhado com o governo federal”, disse.

Confira a íntegra da sabatina com Hélio Costa

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host