10/08/2010 - 11h33

Anastasia minimiza vantagem de Hélio Costa e diz que tem "amplo campo para avançar"

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Antonio Anastasia afirmou nesta terça-feira (10) que a desvantagem em relação ao rival Hélio Costa (PMDB) tende a diminuir com a propaganda gratuita na televisão e que tem “um amplo campo para avançar” por conta da popularidade de seu mentor, o ex-governador Aécio Neves.

Durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, o atual governador mineiro evitou também se comparar à presidenciável petista, Dilma Rousseff, que, assim como ele, disputa pela primeira vez a chefia de um cargo no Poder Executivo.

Anastasia deu pouca importância à vantagem de Hélio Costa nas pesquisas de intenção de voto. “Não me parece [consistente]. Inclusive marqueteiros do lado adversário confessaram que hoje é um voto volátil. Temos um grande campo para trabalhar. O meu desconhecimento pode chegar a 50%”, disse o tucano, candidato à reeleição.

Apesar da alta popularidade de Aécio, que é candidato ao Senado, Anastasia disse ter “forte senso de autoridade”, o que o impediria de deixar que seu secretariado, se eleito, seja indicado pelo ex-governador. “O candidato sou eu. Não é o Aécio. Não é o Itamar [Franco, candidato ao Senado pelo PPS]”, afirmou.

O candidato do PSDB ao Palácio da Liberdade disse ainda que seus aliados para vencer as eleições representam “a política positiva” e que se trata de uma aliança “genuinamente mineira, com objetivos mineiros, propósitos mineiros e um projeto mineiro, que tem o ex-governador Aécio como líder”.

Sobre as frequentes comparações com Dilma, Anastasia disse que são “conjunturas distintas”. “O presidente da República e os ministros têm uma visibilidade muito distintas de um governador. Quando o presidente indica uma ministra para ser sua candidata, a dimensão do nome têm um reconhecimento muito maior do que acontece na esfera estadual”, afirmou.

 

Confira a íntegra da sabatina com Antonio Anastasia

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host