10/08/2010 - 12h02

Anastasia elogia atuação da polícia no caso Bruno e diz que números da violência em MG são ruins

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

"Números da violência são muito ruins"

  • Tucano fala sobre suas propostas para segurança

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, defendeu nesta terça-feira (10) a atuação da polícia mineira no caso do goleiro Bruno – cuja investigação revelou a existência de grupos de extermínio em Minas. Para ele, o melhor modo de prevenir a existência desses grupos é "o investimento na qualificação da polícia”. O goleiro Bruno Fernandes, ex-Flamengo, é acusado de planejar a morte de Eliza Samudio, sua ex-amante, desaparecida desde o início de junho.

O tucano afirmou, durante sabatina promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL em Belo Horizonte, que "a Justiça elogiou o conteúdo do inquérito", apesar das críticas sobre a demora nas investigações. O candidato também classificou a investigação como "muito bem sucedida".

Segundo Anastasia, os números da violência em Minas Gerais ainda estão "muito ruins", mas ele disse que o Estado está no caminho de melhorar. "A partir de 2004, essa curva de criminalidade foi estabilizada e estamos hoje com a criminalidade de 1999", afirmou. "São Paulo tem duas vezes a população de Minas e três vezes o orçamento. Investimos menos que SP em segurança em razão disso", disse Anastasia.

Rodovia Fernão Dias

O governador mineiro, que busca reeleição, criticou o governo federal ao falar da BR-381 (rodovia Fernão Dias), afirmando que a falta de gestão e boa competência do governo federal é um dos motivos para que a rodovia não tenha sido duplicada.

“Duplicar a 381 é uma questão de humanidade. Não acredito que o governo federal não queira fazer, mas é uma questão de gestão, de modelo. O Estado não consegue administrar uma obra que envolve bilhões de reais e não pode fazer por se tratar de uma área federal", disse.

"Barba, cabelo e bigode"

Anastasia diz que acredita na eleição de Aécio Neves e Itamar Franco para o Senado e na dele para o governo. “Vamos fazer barba, cabelo e bigode. (...) Eu não trabalho com a hipótese de perder, apenas com a de ganhar”, disse ele defendendo a continuidade do PSDB à frente do governo de Minas.

A opinião do governador muda, no entanto, quando o assunto é a esfera federal. Embora alguns partidos da aliança de Anastasia apoiem a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o mineiro diz que é preciso mudar. “Há necessidade de uma mudança na esfera federal independente da avaliação dos avanços feitos”, disse.

“O Brasil só vai ingressar quando tiver uma boa administração pública, e o governo atual não deu valor a isso. Esse modelo que está aí é falho. E o presidente Serra já se comprometeu com isso”, afirmou Anastasia, reafirmando seu apoio ao ex-governador paulista na disputa presidencial.

Confira a íntegra da sabatina com Antonio Anastasia

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host