10/08/2010 - 13h26

Anastasia diz que visitas de Serra a Minas não são cobrança de apoio

Do UOL Eleições
Em São Paulo

"Não dá para impor voto casado ao eleitor"

  • Veja trecho da sabatina com Antonio Anastasia

O candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Antonio Anastasia, descartou a hipótese de que o candidato tucano à Presidência, José Serra. esteja intensificando as visitias ao Estado para cobrar um esforço maior dos mineiros em sua campanha.

“A eleição em Minas é importante. São dois colégios importantes: São Paulo, onde ele foi ex-governador e é o maior colégio eleitoral, e Minas. É um local que ele tem que prestigiar”, disse Anastasia durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

Ao comentar a possível candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência, Anastasia disse que o tucano tem total condição de ser um excelente presidente, mas que não poderia de prever o que vai acontecer.

“Ele será candidato a presidente se quiser. É jovem e pode ser daqui há 8 anos [considerando a eleição e reeleição de Serra]. Agora, a essa altura, não podemos ficar como uma bola de cristal sobre o que vai acontecer. Agora temos é que ganhar as eleições de 3 de outubro", disse Anastasia que também defendeu um mandato de 6 anos para o presidente da República.

Sobre a Lei Ficha Limpa, que em Minas já barrou mais de 300 candidaturas, ele disse ser "uma legislação que veio para avançar”.

Carga tributária

Anastasia também criticou a carga tributária atual do Brasil e disse que pretende “traçar estratégias para adotar um tratamento tributário diferenciado "para empresas mineiras localizadas em zonas francas".

"O Estado sente falta de agregar valor ao produto mineiro”, disse. Para isso, seriam criadas zonas francas, “para identificar vocações regionais” e estimular o emprego.

Com relação à nova distribuição dos royalties do pré-sal, Anastasia disse ser "a favor de manter os atuais royalties no modelo para não prejudicar o status quo dos Estados"."Todos os Estados devem ser favorecidos com esses royalties, de acordo com a sua população", disse. Sobre o percentual dos royalties de minérios, ele diz que o valor distribuído deve ser acrescido e outros tributos reduzidos.

Política social

Ao comentar a frase do adversário Hélio Costa (PMDB-MG), que declarou que tudo o que foi feito em Minas Gerais na área social foi feito pelo governo federal, Anastasia disse que “Minas teve limitações orçamentárias”, e por isso não realizou mais. Segundo ele, "não há Estado da federação que tenha apresentado uma política social tão positiva quanto a nossa”.

Meio ambiente

Sobre o crescimento de 15% de desmatamento em Minas Gerais, Anastasia defendeu que é preciso transformar a preservação em bom negócio. “Tem que haver um equilíbrio entre produção agrícola e meio ambiente. Acho que a solução adequada é transformar a preservação em um bom negócio. À medida que a preservação for rentável ao seu dono, ela será feita”. No entanto disse que ''determinadas faixas vão ser sacrificadas porque é preciso cumprir outros pedidos''

Copa de 2014

Ao ser questionado por um internauta sobre a possibilidade de transferir a abertura da Copa do Brasil em 2014 de São Paulo para o estádio do Mineirão, em Minas, Anastasia disse concordar. “Acho até que os paulistas também [concordam]”. Ele destacou a necessidade de transformar Belo Horizonte em um centro de turismo, investimentos e de negócios, com a construção de mais hotéis e de um centro de convenções.

 

Confira a íntegra da sabatina com Antonio Anastasia

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host