04/10/2010 - 15h34

Reeleito no MT, Silval Barbosa diz que fará um governo suprapartidário

Antonielle Costa
Especial para Uol Eleições
Em Cuiabá

Reeleito governador de Mato Grosso com 51,21% dos votos válidos, Silval Barbosa (PMDB) afirmou, logo após sua vitória, que irá construir um governo suprapartidário, com os partidos que ajudam a vencer as eleições no Estado ainda em primeiro turno. Ele saiu vitorioso no pleito, com discurso na continuidade de sua gestão.

O peemedebista que teve 758.705 dos 1.655.212 votos válidos disputou o Governo do Estado pela coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, com apoio de dez partidos. São eles: PR, PT, PP, PC do B, PRB, PTN, PSC, PTC, PHS e PRP. Além disso, contou com o apoio oficial presidente Luiz Inácio Lula da Silva e candidata Dilma Rousseff (PT), que esteve em Mato Grosso pedindo apoio para Silval.

No entanto, Silval destacou que as discussões que envolvem a próxima gestão como, por exemplo, secretariado, serão tratadas mais pra frente. Segundo o governador, o foco agora é fechar o quadriênio deste ano com equilíbrio fiscal e com as contas no “azul”. O peemedebista assumiu o Governo de Mato Grosso em março passado, com saída do ex-governador Blairo Maggi (PR) – do qual era vice. Maggi deixou o cargo para disputar o Senado, sendo eleito com mais de um milhão de votos.

“Nosso primeiro ato é sentar, administrar esses três meses que ainda faltam, uma vez que fiz um compromisso com o povo de Mato Groso que com nossa reeleição não pararíamos um minuto sequer a gestão e é isso que vou fazer. Em seguida, vamos discutir uma composição de Governo suprapartidária e continuar tocando o Estado em ritmo acelerado”, afirmou Silval, logo após ser proclamado vencedor do pleito deste ano.

Em Mato Grosso, as eleições foram disputadíssimas e em alguns momentos na totalização dos votos indicou-se um segundo turno. A diferença foi na apuração dos votos do interior do Estado, uma vez que Silval iniciou sua carreira política em um município chamado Matupá, localizado no Norte de Mato Grosso. Ele foi prefeito de Matupá e deputado estadual, ganhando visibilidade na Região Norte.

O segundo colocado Mauro Mendes (PSB), que teve 31,85% dos votos válidos é tido como “novo” na política, onde iniciou em 2008, quando disputou a prefeitura de Cuiabá (capital do Estado). Sendo assim o socialista era um desconhecido no interior de Mato Grosso, fato que fez a diferença nas urnas.

Abstenção

Em Mato Grosso, 438.820 eleitores deixaram de comparecer as urnas neste domingo (3), que representa 20% do eleitorado do Estado. Conforme dados divulgados pela Justiça Eleitoral, participaram do pleito 1.655.212 votos eleitores, deste total, 1.423.264 votos válidos, 88.033 em branco e 143.915 nulos. Mato Grosso possui 2.094.032 eleitores aptos a votar.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host