01/11/2010 - 10h53

Em Goiás, com eleição de Marconi Perillo, alianças serão decisivas

Rafhael Borges
Do UOL Eleições
Em Goiânia

Com a eleição de Marconi Perillo (PSDB) em Goiás, com quase 53% dos votos válidos, fica a dúvida de como será o relacionamento do governador com o governo federal. O senador tucano sempre foi um dos maiores opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente nas vezes em que assumiu a presidência do Senado Federal. O próprio presidente, quando esteve no Estado, não poupou críticas ao governador eleito.

Em Goiânia, durante a comemoração da vitória, Perillo falou rapidamente, praticamente afônico, e disse que a partir de agora, os palanques estão desarmados e não há mais conflitos políticos a serem discutidos. Em referência às inúmeras polêmicas durante o processo eleitoral, Perillo prega agora um governo “paz e amor”. Alguns analistas não acreditam que isso irá acontecer.

O governador Alcides Rodrigues (PP), vice de Marconi Perillo por dois mandatos e eleito com o apoio do tucano em 2006, reconheceu que a vontade do povo prevaleceu e por isso deveria ser respeitada. Rodrigues festejou a vitória de Dilma Rousseff (PT) e afirmou não ver dificuldades para transmissão do cargo, e assim que o governador eleito quiser ele está disposto a conversar.

Os dois romperam as alianças logo no começo do governo atual com acusações de que o ex-governador e agora reeleito, teria deixado dívidas a pagar e Rodrigues enfrentaria dificuldades para governar. Durante toda a campanha, Alcides Rodrigues dizia que o Estado está com as contas organizadas e que o próximo governador teria a oportunidade de fazer o que ele não teve.

Marconi Perillo usou uma das frases dos últimos programas eleitorais para destacar como será sua atuação como governador: "Eu vou fazer o melhor governo da vida dos goianos. Deus abençoe as nossas vidas". Perillo ainda parabenizou aos que acreditaram na utopia e nos nossos sonhos de todos que o acompanharam nestes meses de campanha. "Faremos com sabedoria, união e amor o melhor para a vida dos goianos", finalizou.

Alianças

Com maioria na assembleia legislativa, Marconi Perillo não deve enfrentar dificuldades para governar o Estado a partir de 2011. Outra expectativa é de que o PMDB do candidato derrotado Iris Rezende não se vire totalmente contra o governador eleito, e faça uma oposição tímida, até mesmo pelo enfraquecimento das bases peemedebistas em Goiás.

Iris Rezende disse, ao reconhecer a derrota nas urnas, que não se arrepende de ter disputado a eleição, e que estaria frustrado se tivesse ficado na prefeitura (de Goiânia). "Os jovens conhecem meu passado, minha trajetória. Saio dessa eleição com a cabeça erguida, pois não me omiti em um momento tão importante", diz o peemedebista.

As declarações de Rezende refletem as críticas que sofreu ao lançar seu nome e não dar espaço para a ala mais jovem do partido no Estado. O candidato destacou que Marconi Perillo mereceu a vitória e que não sabe o que fará a partir de hoje: "agora vou para a casa de onde vim, o meu futuro político a Deus pertence".

Cogita-se até que o ex-prefeito de Goiânia, que também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da justiça no governo Fernando Henrique, assuma algum cargo importante no governo federal.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host