31/10/2010 - 18h48

Marconi Perillo vence as eleições em Goiás

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Dados do governador eleito

Nome Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB)
Data de nascimento 07/03/1963
Escolaridade Superior incompleto
Ocupação Senador
Patrimônio R$ 1.637.136,72

Após uma disputa acirrada, o senador Marconi Perillo (PSDB) venceu as eleições no segundo turno e é o novo governador do Estado de Goiás. 

A disputa polarizada com Iris Rezende (PMDB) –ambos já governaram o Estado- foi marcada pelas trocas de farpas e comparações entre as administrações passadas, tanto em debates, como no horário eleitoral gratuito. 

A uma semana das eleições, pesquisas apontavam o empate técnico entre os candidatos, mas com uma pequena vantagem numérica de Perillo. 

Favorito desde o início, Perillo enfrentou, no começo da campanha, investigação pela suspeita de ter recebido propina de R$ 2 milhões, um desdobramento da Operação Perseu, da Polícia Federal, realizada em 2004. 

Já no segundo turno, conseguiu neutralizar o apoio do governador Alcides Rodrigues (PP) e do candidato derrotado nas urnas no primeiro turno Vanderlan Cardoso (PR) ao adversário do PMDB. 

O candidato, que chamou as denúncias de eleitoreiras e "café requentado", conseguiu manter a liderança nas pesquisas e ainda assistiu à queda do principal adversário nas intenções de voto. 

Biografia
Marconi Ferreira Perillo Júnior, 47, é natural de Goiânia. No início da década de 80, foi por duas vezes presidente do PMDB Jovem de Goiás e presidente nacional da Juventude do PMDB. Em 1990, foi eleito deputado estadual. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PP, partido do qual chegou a ser presidente do Diretório Regional. Em 1995, filiou-se ao PSDB, chegando a vice-líder na Câmara Federal. 

Na Câmara dos Deputados foi vice-presidente da Comissão Regulamentadora do Sistema Financeiro Nacional, membro da Comissão de Constituição e Justiça e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Em 1998, Marconi Perillo foi eleito governador de Goiás e reeleito, em 2002, em primeiro turno, com 51,2% dos votos válidos. 

Em outubro de 2006, foi eleito senador pelo PSDB, com 2.035.564 de votos, 75,82% do total no Estado. É vice-presidente do Senado Federal. Em dezembro de 2005 e março de 2006, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pelas Universidades Federal de Goiás e Estadual de Goiás, pela atuação em prol do desenvolvimento das artes, ciências, filosofia e letras no Estado.

Propostas

Transformar o conceito de Segurança Pública, de mero aparelho repressor do Estado para um sistema de defesa social e proteção à cidadania
Revitalizar e fortalecer a rede de proteção social, com melhoria e ajustes nos programas Renda Cidadã, Salário-Escola, Cheque Moradia, Bolsa Universitária e Banco do Povo e Restaurante Cidadão
Reforma dos prédios e equipamentos públicos da cultura em todo o Estado; implantar centros de cultura nos municípios goianos
Revitalizar o sistema rodoviário do Estado, recuperando todas as rodovias e implantando um programa de manutenção permanente (manutenção e aprimoramento do Programa 3ª Via)
Ampliar o sistema de energia - as linhas de transmissão, distribuição, redes e subestações para atendimento das demandas geradas pelo crescimento do Estado

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host