03/10/2010 - 20h01

Ex-governadores, Marconi Perillo e Iris Rezende vão para o segundo turno em Goiás

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Agência Estado

    Marconi Perillo (esq) e Iris Rezende vão para o segundo turno em Goiás

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) vão para o segundo turno em Goiás.

Com duas candidaturas de ex-governadores (Iris e Perillo já governaram o Estado), a corrida eleitoral foi marcada pelas trocas de farpas e comparações entre as administrações passadas, tanto em debates, como no horário eleitoral gratuito.

Perillo enfrentou, no início da campanha, investigação pela suspeita de ter recebido propina de R$ 2 milhões -um desdobramento da Operação Perseu, da Polícia Federal, realizada em 2004. O candidato chamou as denúncias de eleitoreiras e "café requentado". Já Iris foi alvo de uma denúncia do Ministério Público de Goiás por improbidade administrativa enquanto era prefeito de Goiânia. Na época, ele não se pronunciou sobre o assunto.

Biografias
Marconi Ferreira Perillo Júnior, 47, é natural de Goiânia. Ele foi eleito governador de Goiás em 1998 e reeleito, em 2002, em primeiro turno, com 51,2% dos votos válidos. Em outubro de 2006, foi eleito senador pelo PSDB, com 2.035.564 votos, 75,82% do total no Estado. É vice-presidente do Senado Federal.

Já Iris Rezende foi governador duas vezes, além de senador e ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele é natural de Cristianópolis e tem 76 anos. O último cargo público ocupado por Rezende foi o de prefeito de Goiânia, para o qual foi reeleito em 2008. Ele renunciou à prefeitura para disputar o governo.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host