06/08/2010 - 14h50

Ficha Limpa deixa mais dois candidatos fora da disputa eleitoral em Goiás

Luiz Felipe Fernandes
Especial para o UOL Eleições
Em Goiânia

Sobe para três o número de candidatos barrados pela lei da Ficha Limpa em Goiás. Num esforço coletivo dos juízes do TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), foram indeferidas, na noite de quinta-feira (5), as candidaturas de Dirceu Ferreira de Araújo (PSDB) e Betinha Tejota (PSB), ambos postulantes ao cargo de deputado estadual.

O candidato tucano foi condenado por captação e gastos ilícitos na campanha de 2006. Na época ele teve cassado seu diploma de suplente de deputado federal. Dirceu também teve os balanços dos exercícios de 2003 e 2004 e o balancete de dezembro de 2004 rejeitados pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), quando era prefeito de Planaltina de Goiás, no entorno de Brasília.

No caso de Betinha Tejota, candidata à reeleição, o TRE-GO também verificou a existência de condenação por gastos ilícitos e irregularidades na captação de votos. Em 2008, a justiça eleitoral entendeu que, dois anos antes, a candidata promoveu um showmício na cidade de Itapaci, a 235 quilômetros de Goiânia. Esse tipo de manifestação é proibida.

A deputada chegou a ter o mandato cassado, mas recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Betinha alegou que não pagou a festa na cidade, embora a justiça eleitoral considerasse que ela teria sido beneficiada com o evento. Em fevereiro de 2008, foi concedida liminar suspendendo o afastamento.

Na quarta-feira, o TRE-GO indeferiu a candidatura de Malvina Maria da Silva (PP) a deputada estadual, a primeira no estado a ser barrada pelo Ficha Limpa. Com a grande quantidade de pedidos de impugnação – 230 ao todo – a análise dos processos será retomada na semana que vem. A lei da Ficha Limpa pode barrar mais 12 candidatos em Goiás.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host