03/08/2010 - 10h25

Apresentador de programa policial pode ser barrado pelo Ficha Limpa

Luiz Felipe Fernandes
Especial para o UOL Eleições
Em Goiânia

João Batista Pereira – ou só Batista Pereira, como é conhecido –, um popular apresentador de televisão em Goiânia, pode ter sua candidatura a deputado estadual impugnada com base na lei da Ficha Limpa. O pedido foi feito pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). Pereira, que tenta uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás pelo PR, já foi condenado criminal e civilmente em 1999 pelo crime de peculato – apropriação indevida de dinheiro público – na época em que foi vereador em Uberlândia (MG).

A candidatura de Pereira se vale da popularidade do programa "Chumbo Grosso", que ele apresenta diariamente pela TV Goiânia, afiliada da Bandeirantes em Goiás. O programa, de apelo sensacionalista, é famoso por exibir, no horário do almoço, imagens dos corpos de vítimas de crimes diversos. O apresentador também mantém uma página na internet com a mesma temática.

De acordo com o procurador Alexandre Moreira Tavares dos Santos, a infração de Pereira – que chegou a ser condenado a três anos de prisão – se encaixa nos critérios de inelegibilidade definidos pela lei da Ficha Limpa. As informações repassadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais dão conta de que, na época em que era vereador, o apresentador superfaturou documentos de uma viagem feita a Belo Horizonte, a serviço da Câmara Municipal de Uberlândia.

Batista Pereira não foi localizado pelo UOL Eleições para falar sobre a ação da Procuradoria. Com mais esse pedido de impugnação, sobe para 15 o número de candidatos na mira do Ficha Limpa em Goiás.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host