03/10/2010 - 18h36

Sem dificuldades, Casagrande é eleito no primeiro turno no ES

Do UOL Eleições

À frente dos adversários desde o início da corrida eleitoral, Renato Casagrande (PSB) não enfrentou grandes dificuldades para se eleger governador do Espírito Santo com mais de 80% dos votos. A legenda acabou ganhando o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), formando aliança ampla com o PT e mais onze partidos.

Com 100% dos votos apurados, o senador Casagrande venceu a disputa no Espírito Santo com 82,3% dos votos. O deputado federal Luiz Paulo (PSDB) ficou em segundo lugar com 15,5%. Em terceiro ficou a ex-deputada estadual Brice Bragato (PSOL) com 2,09% dos votos, seguida por Advogado Dr. Gilberto (PRTB) com 0,11%.

“Minha prioridade é que o Espírito Santo seja o primeiro Estado do país a extirpar a pobreza. Vamos priorizar oportunidades em todas as áreas, em especial humanizar o atendimento na Saúde, desenvolver um bom trabalho na Segurança Pública com ações integradas entre todas as áreas e gerar oportunidades de desenvolvimento na educação básica e profissional”, afirmou o governador eleito.

O governador eleito foi recebido pela população e por militantes em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e segue em carreata para a Praia de Camburi, na Capital. Na próxima semana, Casagrande informou que dará início à formação de sua equipe de transição.

Em uma campanha de poucas polêmicas, a popularidade do atual governador, que chegava a 68% de ótimo e bom em julho, ajudou a levar seu candidato ao Palácio Anchieta, sem surpresas.

Senadores

As duas vagas capixabas para o Senado ficaram com o vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) e o senador Magno Malta (PR). Ferraço ficou em primeiro lugar com liderava com 44,55% e Malta foi reeleito com 36,76%.

A deputada federal Rita Camata (PSDB) recebeu 10,74% dos votos e Professor Renato (PSOL) ficou com 7,97%.

Biografia de Casagrande

Renato Casagrande, 49, é natural de Povoação, ao sul do Espírito Santo. Formou-se em engenharia florestal em 1983 e em direito em 1991. Foi militante do PC do B durante a ditadura militar e já foi filiado ao PMDB. Foi secretário de Desenvolvimento Rural de Castelo (ES). Em 1987, filiou-se ao PSB. Em 1990, foi eleito deputado estadual pelo partido.

Dados do governador eleito

Nome Renato Casagrande (PSB)
Data de nascimento 03/12/1960
Escolaridade Superior completo
Ocupação Senador
Patrimônio R$ 564.090

Em 1994 é indicado pelo PSB para compor juntamente com Vitor Buaiz do PT, a chapa vitoriosa ao governo do Estado, na condição de vice-governador. Em janeiro de 1995 assume o cargo de secretário de Estado da Agricultura. Foi vice-governador do Estado de 1995 a 1999, na gestão Vitor Buaiz (PT). Em 1998, disputou o governo contra o candidato tucano José Ignácio Ferreira.

De abril de 1999 a outubro de 2001, Renato Casagrande exerceu o cargo de secretário de Meio Ambiente do município da Serra, região metropolitana da Grande Vitória. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo PSB. É Secretário Geral da Comissão Executiva Nacional do partido desde 2000. Foi o primeiro líder da bancada do PSB a ser reeleito na Câmara Federal nos exercícios de 2005 e 2006. Em 2006 a população capixaba o elegeu senador.

Propostas

Investir em tecnologia, atenção humanizada e qualificação dos profissionais de saúde para garantir atendimento eficiente a todos os capixabas
Garantir investimentos federais na modernização dos portos e rodovias e na construção do novo Aeroporto de Vitória
Apoio aos municípios na oferta de educação infantil e fundamental de qualidade, cursos profissionalizantes em todos os 78 municípios
Violência será enfrentada com policiamento e ações preventivas, com inclusão social, emprego e renda, programas educativos, mobilização comunitária e valorização dos cidadãos
Prestar contas de todos os atos administrativos e criar instrumentos para que a população possa fiscalizar a aplicação do dinheiro público

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host