19/10/2010 - 14h34

Coligação de Weslian Roriz pede cassação do registro de Agnelo Queiroz

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A coligação "Esperança Renovada", que apoia a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federla, encaminhou nesta terça-feira (19) ao TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) uma representação solicitando a cassação do registro de candidatura do petista Agnelo Queiroz, adversário de Weslian no segundo turno, e de seu vice, Tadeu Felipelli.

A representação, que também cita o candidato a vice de Agnelo, Tadeu Felippelli, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusa a campanha do petista de "suposta conduta vedada a agente público".

A coligação alega que o presidente Lula estaria impedido de participar ativamente da campanha política com base o artigo 73, inciso III, da Lei das Eleições (9504/97).

Segundo o artigo, “são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) III - ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado”.

Nesta segunda-feira (18), a coligação de Agnelo entrou com um pedido de investigação no TRE-DF, sobre suposta compra de votos praticada por Weslian. O pedido foi feito após Weslian prometer, no último domingo (17), que, se eleita, iria anistiar todas as multas de trânsito aplicadas até a véspera do primeiro turno da eleição.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host