18/10/2010 - 15h33

Deputado diz que foi sondado para substituir Weslian no DF e que aceitaria

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O deputado federal Alberto Fraga (DEM), ex-secretário de Transportes do governo de José Roberto Arruda, confirmou nesta segunda-feira (18) que ao ser questionado pelo atual governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), se aceitaria substituir a candidata Weslian Roriz (PSC) no segundo turno das eleições, disse “sim”.

“Aconteceu uma ligação. O governador Rogério Rosso me telefonou e, simplesmente, ele perguntou se isso era possível. Se, por ventura, houvesse algum tipo de intenção, se eu toparia. Eu respondi que achava impossível, mas como eu ‘adoro’ o PT, eu faria qualquer coisa para incomodá-lo [o partido]”, disse Fraga, cujo partido, o DEM, apoia a candidatura de Weslian.

“Eu só não sei como a conversa vazou. Eu não falei com ninguém. Meia hora depois a repórter do Correio me ligou”, completou.

A informação sobre a “sondagem” do governador ao deputado veio a público depois de reportagem da edição de hoje do jornal Correio Braziliense. “Mais tarde, ele [Rosso] me ligou dizendo: ‘que confusão, hein?'", completou Fraga.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a substituição ainda é possível, mas deve ser feita em até 10 dias após a desistência de um candidato (Lei 9.504/97). Para disputar as eleições, o substituto deverá ter seu registro deferido pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).

Indagado sobre o fato da assessoria do governador afirmar que a conversa foi em “tom de brincadeira”, Fraga disse que, “apesar de informal”, a pergunta não teria sido neste tom. “Não. Em tom de informalidade, eu até afirmo. De brincadeira, não. Ele fez uma pergunta”, disse.

Segundo o deputado, Rosso fez a seguinte pergunta: “Vem cá, se por ventura fosse aventada a possibilidade de você substituir a Dra. Weslian, você topava?”, ao que ele respondeu: “Olha, eu acho isso impossível. Não sei se isso pode legalmente, mas eu sou um soldado da coligação. Se a coligação chegasse à [essa] conclusão e me fizesse um convite formal, eu aceitaria”.

A conversa em si, como avalia o próprio deputado, pode gerar ainda mais polêmica na situação eleitoral da capital federal, uma vez que a candidata do PSC já substituiu, há menos de duas semanas do primeiro turno, seu marido nas eleições, o ex-governador Joaquim Roriz.

Weslian chegou ao segundo turno do DF após Roriz desistir de participar das eleições depois do empate no julgamento de seu recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) e da rejeição de sua candidatura pelo TSE e pelo TRE-DF, que o consideraram “ficha suja” por ter renunciado ao cargo de senador, em 2007, para fugir de cassação.

À revelia do PMDB, o governador Rogério Rosso declarou o apoio a Weslian, ao passo que sua legenda é coligada ao PT, que tem o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz como candidato ao governo do Distrito Federal, tendo como vice na chapa Tadeu Filipelli, presidente regional do PMDB.

Derrota nas urnas

Fraga disputou o cargo de senador, mas perdeu as eleições para o senador reeleito Cristovam Buarque (PDF-DF) e para o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Antes de tentar o Senado, as pretensões do democrata estavam no Palácio do Buriti, mas ele não teve apoio de seu partido. O DEM optou por não ter candidato próprio do governo do DF após os escândalos com Arruda e a operação da Polícia Federal, com denúncias de corrupção e pagamento de propinas entre servidores e prestadores de serviço que ficou conhecido como "mensalão do DEM".

No primeiro contato, a assessoria de imprensa da candidata disse que o assunto era “loucura”, “piração” do jornal. Em um segundo contato, quando informados de que o deputado confirmou a conversa, o assessor de Weslian, Paulo Fona, disse ter ficado surpreso e se limitou a confirmar que a troca de candidato “não está na agenda pessoal nem na agenda política” da candidata Weslian, “que está em plena campanha”.

Pesquisas e “chacotas”

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na última sexta-feira (15) mostrou que Agnelo tem 53% das intenções de voto válidos contra 35% de Weslian.

De acordo com assessoria, é “grande” a possibilidade de Weslian participar do debate da TV Record com Agnelo Queiroz nesta segunda-feira (18). Este será o segundo debate do segundo turno. No primeiro, organizado pela TV Bandeirantes, a candidata não compareceu.

No primeiro turno, Weslian participou de dois debates, um na TV GLOBO e outro no SBT. Nos dois, os tropeços e atos falhos da candidata foram vistos e comentados pela imprensa e por eleitores no twitter.

“Ele [Rosso] gosta muito de dona Weslian. Acha que a imprensa a está pressionando. Ele não queria vê-la machucada neste processo”, afirmou Fraga – fato que, segundo ele, poderia ter originado o questionamento sobre a possibilidade de troca de canditatos.

Já a assessoria do governador informou que Rosso não irá se pronunciar sobre o assunto.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host