14/10/2010 - 18h40

Weslian não vai a debate e alega "insegurança jurídica e campanha difamatória contra Roriz"

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata ao governo do Distrito Federal pelo PSC, Weslian Roriz, confirmou que não irá comparecer ao debate que a Rede Bandeirantes promove na noite desta quinta-feira (14), em Brasília, com os candidatos que disputam o segundo turno.

Em carta à Band, candidata alega “clima de insegurança jurídica, de mentiras e de uma sistemática campanha difamatória contra Joaquim Roriz [marido de Weslian e ex-candidato ao governo do Distrito Federal também pelo PSC] e seu grupo político”.

Seria o terceiro debate do qual Weslian participaria como candidata, já que no primeiro turno, ela participou apenas de dois, na TV Globo e no SBT, após substituir o marido na disputa.

A candidata encerra a carta pedindo a "compreensão" da direção e dos telespectadores e disse que está "certa de que não faltarão futuras oportunidades para poder falar diretamente com a família Bandeirantes de todo o nosso Brasil".

Como o candidato Agnelo Queiroz, do PT, já havia confirmado presença no debate, a emissora fará uma sabatina de 40 minutos com o petista.

Confira a íntegra da carta de Weslian:

"Ilmo. Sr. Flávio Lara Resende
Diretor da Sucursal da Rede Bandeirantes em Brasíli

Brasília, 14 de outubro de 2010

Senhor Diretor,

Nos últimos anos acompanhei, como telespectadora, os históricos debates que marcaram as disputas eleitorais no Brasil e no Distrito Federal. A Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão é pioneira no Brasil na promoção de debates entre candidatos aos governos estaduais e distrital, bem como para a Presidência da República, a maioria deles com excelente nível de discussão de idéias.

No entanto, aqui em Brasília, a atual campanha eleitoral para o Governo do Distrito Federal se desenvolve num clima de insegurança jurídica, de mentiras e de uma sistemática campanha difamatória contra Joaquim Roriz e seu grupo político, do qual faço parte com orgulho.

Ao longo dos últimos meses vi a candidatura de Joaquim Roriz sangrar publicamente, submetida a uma interminável sucessão de adiamentos sobre uma decisão, que acabou não ocorrendo, nem mesmo pela maior Corte do País, o Supremo Tribunal Federal.

Diante deste quadro, decidi assumir a candidatura ao Governo do Distrito Federal. Os adversários políticos – temerosos de perder as eleições nas urnas – continuaram questionando a candidatura do grupo Joaquim Roriz, desta vez sem sucesso. Faltando menos de 24 horas para o começo da votação em 3 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou o meu nome como candidata ao Palácio do Buriti.

Abertas as urnas fui vitoriosa, contrariando as pesquisas eleitorais, as análises de comentaristas de rádio e televisão, de colunistas, e de cientistas políticos, que não previam um segundo turno.

O povo reconheceu o meu esforço e as realizações de Joaquim Roriz em quatro governos em que a população mais humilde foi atendida em seu desejo de moradia, de um local digno e seguro para viver, de novas oportunidades de vida.

Levamos a disputa eleitoral para o segundo turno, com a certeza de que seremos vitoriosos! Estou nas ruas diariamente pedindo a confiança e o voto de cada brasiliense, de cada morador de nossas cidades. A recepção tem sido maravilhosa, acalorada, dando-me energias e forças para essa ferrenha disputa eleitoral.

A rapidez de todo esse processo político, as agressões gratuitas dos adversários e de parcela da imprensa, o reduzido tempo de preparo para um evento desse tipo, me impõem a declinar o honroso convite desta emissora para participar do debate nesta noite.

Espero contar com sua compreensão e de seus telespectadores para essa minha decisão. Respeito e admiro a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e estou certa de que não faltarão futuras oportunidades para poder falar diretamente com a família Bandeirantes de todo o nosso Brasil.

Atenciosamente,

Weslian Roriz"
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host