03/10/2010 - 11h39

DF prende dez por tentativa de compra de votos

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

O Distrito Federal lidera o ranking de prisões por tentativa de compra de votos nestas eleições. Segundo balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez pessoas foram presas acusadas de tentativa de compra de votos até o momento. Uma pessoa foi presa porque estava fazendo boca de urna. E três foram autuadas por divulgação de propaganda, prática proibida pela lei eleitoral no dia da eleição.

O TSE registra, até o momento, 103 ocorrências eleitorais, 42 com prisões e 61 sem detenção. Além do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Alagoas tiveram prisões por compra de votos: duas e uma pessoa, respectivamente.

Minas Gerais é o estado em que, até o momento, apresenta o maior número de ocorrências registradas: 20 ao todo. Dez pessoas foram presas por divulgação de propaganda, prática proibida pela lei eleitoral no dia da eleição, e duas por transporte ilegal de eleitores. Além disso, seis eleitores foram autuados por divulgação de propaganda e duas pessoas autuadas por outros motivos.

O segundo estado com o maior número de ocorrências é Mato Grosso do Sul. Foram 15, ao todo, sendo 13 autuações por divulgação de propaganda e duas prisões por compra de votos. Na lista geral, o Distrito Federal aparece em terceiro lugar em número de ocorrências.

Treze estados não apresentam ocorrências até o momento. Nenhum candidato está entre os presos ou autuados.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host