24/09/2010 - 16h39

Para vice de Roriz, ex-governador "não tinha outra opção"

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

Jofran Frejat (PR-DF), vice na chapa que disputa o governo do Distrito Federal e que, até a manhã desta sexta-feira (24) era encabeçada por Joaquim Roriz (PSC), disse que o ex-governador não tinha outra opção a não ser retirar sua candidatura. No lugar dele, sua esposa, Weslian Roriz, sairá candidata.

"Qual seria a opção? Desistir e não se candidatar, abandonar o barco ou ir para a eleição sangrando o tempo todo com a oposição dizendo que ele não seria candidato?", questionou Frejat, ao deixar a casa de Roriz.

A retirada da candidatura de Roriz foi anunciada hoje, menos de 24 horas depois do final do julgamento  do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Com o placar empatado (5 votos a favor da aplicação imediata da lei e 5 contra), o julgamento acabou suspenso.

Frejat disse que foi convidado por Roriz para assumir seu lugar, mas não aceitou. Para ele, não seria a melhor decisão. "Acho que não seria ideal porque precisa, em questão de uma semana, haver transferência de voto, e essa transferência não seria essencialmente para mim", disse o candidato a vice.

Mesmo sendo a primeira disputa eleitoral de Weslian Roriz, Frejat diz que não a considera menos experiente. "Não diria que ela é menos preparada. Roriz faz política há 50 anos, ela está ao lado dele há 50 anos. Por isso, não pode ser inexperiente", afirmou.

De acordo com o Frejat, Weslian sempre trabalhou nos bastidores do governo do Distrito Federal, onde seu marido foi governador por quatro mandatos. Ele destacou a atuação da ex-primeira dama em políticas sociais como a "criação de cachorros para cegos e distribuição de cobertores para sem-teto na época do frio".

Apesar da desistência de Roriz, como as urnas já foram lacradas, no dia 3 de outubro, a urna exibirá o nome e a foto do ex-candidato.
 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host