30/07/2010 - 12h55

TSE suspende direito de resposta de Joaquim Roriz em revista

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu o direito de resposta do candidato ao governo do Distriro Federal, Joaquim Roriz, na revista Veja. A decisão foi do presidente do órgão, ministro Ricardo Lewandowski.

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) havia concedido o direito de resposta a Roriz, depois do político alegar que a revista teria cometido crimes de injúria, calúnia e difamação ao publicar a matéria “Corrupção no futuro”, na edição de 7 de julho deste ano.

A matéria abordou os recentes escândalos políticos que culminaram no afastamento do governador do DF, José Roberto Arruda, e no pedido de intervenção no DF. A reportagem trouxe ainda uma breve trajetória política de Roriz e publicou trechos de gravação nos quais ele é citado por um suposto correligionário.

No recurso apresentado ao TSE, a editora Abril argumentou que o TRE-DF errou ao conceder o direito de resposta, já que as informações publicadas estariam baseadas em fatos conhecidos em nas investigações em curso no Ministério Público, na Polícia Federal e na Justiça Federal.

Além disso, a editora alegou que a Justiça Eleitoral não teria competência para decidir sobre o direito de resposta. Com isso, o direito está suspenso até que o próprio TSE julgue recurso especial.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host