27/07/2010 - 17h17

TRE rejeita registro de candidatura de ex-governador interino no DF

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

Por 6 votos a zero, o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) aceitou na tarde desta terça-feira (27) o pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral) de impugnação da candidatura do deputado distrital Wilson Lima (PR) ao governo do Distrito Federal.

Lima ocupou o governo do Distrito Federal por cerca de dois meses, de 23 de fevereiro a 24 de abril deste ano, em um mandato-tampão, após os escândalos de corrupção que resultaram na prisão do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), a renúncia do vice-governador Paulo Octavio (sem partido, ex-DEM) e a renúncia do ex-presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM). Lima assumiu a presidência do Legislativo local e, depois subiu ao posto amais alto do Palácio do Buriti, antes da eleições indiretas que elegeram Rogério Rosso (PMDB) para o posto.

O julgamento foi retomado hoje, após o pedido de vista de ontem pelo juiz Raul Sabóia. A argumentação do MPE, aceita pelos magistrados, e defendida pelo relator da ação, o juiz Luciano Vasconcellos, de que o deputado decidiu participar das eleições fora do período de desincompatibilização, ferindo a Constituição. Por lei, Lima deveria ter saído do cargo, seis meses antes das eleições – até 3 de abril – fato que não ocorreu.

O UOL Eleições tentou contato com Lima e com sua assessoria, mas não obteve resposta. Ainda cabe recurso à decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host