31/10/2010 - 23h13

Wagner diz que vitória de Dilma representa continuidade com renovação

Heliana Frazão
Especial para o UOL Eleições
Em Salvador
  • O governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), vota na Escola Lídia Coelho Pinto, no distrito de Arembepe, em Camaçari

    O governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), vota na Escola Lídia Coelho Pinto, no distrito de Arembepe, em Camaçari

De Brasília, onde acompanhou a apuração das urnas, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), agradeceu aos eleitores baianos que atenderam aos seus pedidos e deram mais de 70% dos votos válidos à agora presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). Foram 70,7% contra 29,2% conferidos a José Serra (PSDB). Segundo Wagner foi um resultado  fundamental que deu ao país a continuidade de um projeto político, com renovação.

“Temos a renovação do seu condutor. Sai o presidente Lula, entra Dilma, sai um homem, entra uma mulher com características diferentes”, avaliou. “Esse resultado foi um grande presente de aniversário que o Brasil deu ao presidente Lula. Teremos mais quatro anos de realizações, crescimento econômico e inclusão social.”

O governador também falou sobre o papel de Lula no governo de Dilma, após deixar a presidência. “O presidente Lula sai da política e se apropria da gestão. Dilma sai da gestão e se apropria da política. Ele vai opinar quando for convidado; vai se intrometer no governo. Mas sabe que ela tem competência e personalidade”.

Já o senador eleito Walter Pinheiro (PT), que acompanhou o governador Wagner na viagem a Brasília, disse  afirmou que “o resultado dessa eleição revela que a população entendeu a importância do projeto implementado no Brasil, que continuará avançando com Dilma”.

Oposição

Engajado na campanha de José Serra, numa aliança com o PSDB, o deputado federal ACM Neto (DEM), o mais bem votado da Bahia, no primeiro turno, reconheceu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sai fortalecido da presidência e a expressividade da vitória de Dilma. “Nós, como adversários políticos, temos que reconhecer a vitória dela. Agora, temos que esperar que ela guie o país da melhor forma possível. Agora, como oposição, estaremos atentos para denunciar o que houver de errado, como sempre fizemos” afirmou.

Neto atribuiu a vitória da petista à "simpatia e carisma" do presidente Lula e parafraseou o presidente: “Nunca antes na história desse país vimos a máquina pública sendo usada dessa forma, mas tenho que parabenizá-lo [Lula] por ter conseguido eleger a sua sucessora."

Prefeito

Em nota divulgada neste final de noite, o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), que recentemente se reaproximou do governador Jaques Wagner, disse que a população de Salvador "tem muito a comemorar" com o resultado das urnas.

“A eleição de Dilma fortalece os projetos tripartites, unindo município, Estado e governo federal, em busca de melhorar a qualidade de vida para a nossa população”, disse o prefeito.

Jaques Wagner não retorna à Bahia para se juntar à festa promovida pela militância no bairro do Rio Vermelho, orla da capital baiana. Ele segue em viagem de férias por uma semana.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host