30/09/2010 - 17h14

Na Bahia, eleitores esperam mais de três horas para tirar segunda via do título de eleitor

Daniella Jinkings
Da Agência Brasil
Em Salvador

O eleitor que esperou para tirar a segunda via do título na última hora está enfrentando filas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Até o meio dia de hoje (30), foram feitos mais de 1.500 atendimentos. A expectativa do tribunal é que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas até as 18h.

A dona de casa Rosilene Santos chegou às 9h e só foi atendida depois das 13h. “Vim tirar a segunda via do título porque agora não pode votar só com a identidade”. O mecânico Enei Santos chegou às 10h30 e esperou mais de três horas na fila. “Atrasei para vir buscar o título e estou enfrentando essa fila. Estou arrependido. Acho que [o atendimento] está meio desorganizado. A gente tem de ficar esperando no sol quente e eles não estão nem aí”.

Desde ontem (29), os eleitores baianos efrentam filas que dão voltas no pátio do TRE-BA. Quem está aproveitando essa situação são os vendedores ambulantes de água e refrigerante. O vendedor Milton Carvalho, por exemplo, está a dois dias na frente do tribunal. “Estou aqui desde a manhã de ontem e já deu uns R$ 200 de lucro para mim”.

Segundo o TRE-BA, embora as filas sejam grandes, o atendimento é feito rapidamente, pois é necessário saber apenas se o eleitor está incluído no cadastro eleitoral. Cerca de 200 servidores estão trabalhando na reimpressão e entrega dos títulos.

De acordo com o corregedor do TER-BA, juiz Josevandro Souza Andrade, o tribunal está devidamente preparado para atender todas as pessoas que chegarem ao tribunal até às 18h para tirar a segunda via do título eleitoral. “É típico do brasileiro deixar para resolver as coisas na última hora. Às 18h [o antedimento] é encerrado e todos aqueles que estiverem na porta do tribunal receberão senhas e serão atendidos”.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host