31/10/2010 - 10h36

Filas para justificar o voto marcam eleição em Maceió

Carlos Madeiro
Do UOL Eleições
Em Maceió
  • Fila para justificar voto no Posto 7, em Maceió

    Fila para justificar voto no Posto 7, em Maceió

Pouca gente nas seções eleitorais, muitas pessoas nos postos de justificativa do voto. Foi assim o início da eleição em Maceió (AL) neste domingo (31). Até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Polícia Militar.

Por conta do feriadão de Finados, a rede hoteleira está lotada de turistas. Os visitantes foram cedo aos três pontos de justificativa eleitoral montados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na orla de Maceió.

No Posto 7, na praia de Jatiúca, mais de 80 eleitores formavam uma grande fila. Três ônibus levaram  os turistas para justificar o voto no início da manhã. “Queria muito votar, mas não podia deixar de curtir um feriadão com uma praia tão bonita. Quero me livrar logo da obirgação e curtir o sol”, disse Charlene Siqueira, 49, micro-empresária de Campinas (SP) e que chegou neste sábado em Maceió e esperou 25 minutos para justificar.

Segundo o cabo Ederaldo, da Polícia Militar, a fila deste domingo está pelo menos duas vezes maior que a registrada no primeiro turno. “Nós tivemos um grande aumento de pessoas, mas tudo ocorre com tranquilidade sem nenhum incidente”, disse.

Já nas seções eleitorais, as filas só se formaram antes da votação, mesmo assim foram desfeitas rapidamente. Às 8h30 (9h30 de Brasília), poucas seções registravam filas. “A votação está muito mais rápida e, pelo horário, com menos pessoas”, disse o mesário José Arlindo, que atuou no Cepa - centro educacional que reune o maior número de seções eleitorais de Maceió.

Já os eleitores alagoanos acordaram cedo para votar e aproveitar o dia para viajar. O veterinário Bruno Mendes, 26, é alagoano, mas trabalha em Recife, e aproveitou o feriadão para ver a família e votar. “Vim curtir um pouco mais o meu Estado. Acordei cedo para votar. Assim que sair daqui, vamos a um sítio, no interior do Estado”, afirmou.

O funcionário público Francisco Monteiro, 59, passa feriadão no balneário Barra de São Miguel desde sexta-feira (29), mas interrompeu o passeio para exercer a cidadania. “Minha família e eu viemos para Maceió só para votar. Vamos voltar para aproveitar o feriadão até a próxima terça-feira”, afirmou.

Em Alagoas, o feriado do dia do Servidor Público foi adiado do dia 28 para esta segunda-feira (1°).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host