31/10/2010 - 21h25

Alagoanos reelegem Teotonio Vilela Filho para o governo do Estado

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Teotonio Vilela Filho: tucano foi reeleito e fica no governo de Alagoas até 2014

    Teotonio Vilela Filho: tucano foi reeleito e fica no governo de Alagoas até 2014

Na eleição mais acirrada dos últimos tempos, os alagoanos reelegeram o tucano Teotonio Vilela Filho como governador de Alagoas. Com isso, o atual governador e seu vice,Thomas Nonô, seguem nos cargos até 2014.

O pleito foi disputado desde o primeiro turno. Na ocasião, até uma semana antes da eleição do dia 3 de outubro, os três principais candidatos ao governo – Vilela, Fernando Collor (PTB) e Lessa - estiveram empatados tecnicamente, segundo as pesquisas do Ibope. Teotonio venceu com 39,58% dos votos, contra 29,16% do rival, Ronaldo Lessa (PDT).

No segundo turno, a vantagem do tucano, que sempre esteve à frente nas pesquisas, não superou os 10 pontos percentuais. Para reverter os números do primeiro turno e assegurar a vitória no segundo, Vilela montou a maior estrutura e a mais cara campanha de sua carreira política.

Dados do governador eleito

Nome Teotonio Brandão Vilela Filho
Data de nascimento 29/01/1951
Escolaridade Superior Completo
Ocupação Governador
Patrimônio R$ 14.623.903,60

Teotonio é um dos fundadores do PSDB e foi senador por três mandatos consecutivos (1986, 1994, 2002) antes de assumir, em 2006, o governo de Alagoas.

A campanha

A campanha do segundo turno foi baseada em troca de acusações entre os dois candidatos, que exploraram a Operação Navalha da Polícia Federal, principal munição do tucano para desqualificar Lessa. A ação apura o suposto superfaturamento em R$ 14 milhões das obras de macrodrenagem no Distrito Industrial de Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins. A obra foi iniciada na gestão de Lessa como governador do Estado.

Por conta da investigação, a PF indiciou Lessa, o ex-governador Manoel Gomes de Barros, além do empresário Zuleido Veras, proprietário da construtora Gautama, por acusações de peculato, formação de quadrilha e crime ambiental no Estado.

O advogado do pedetista acusou a operação de ter fins eleitorais, já que Lessa ainda não havia sido ouvido pela polícia sobre o caso, que foi abordado por Teotonio durante toda a campanha do segundo turno.

Principais propostas

Construção do hospital Metropolitano de Maceió, entregar medicamentos de porta em porta, construção de 15 centros médicos de consulta e exames especializados
Duplicação da AL-101, construção da rodovia Caminhos do Imperador e da estrada Parque Litorânea, finalizar a rodovia da Flamenguinha
Escola em tempo integral em todo o Estado
Implantação da polícia comunitária
Construir mais de 40 mil casas e universalizar o fornecimento de água

Além disso, o governador optou por prometer menos e focar sua campanha na apresentação de projetos desenvolvidos nos primeiros quatro anos de governo –prometendo apenas a continuidade e a conclusão deles-, sempre fazendo comparações com o governo do adversário.

O apoio do presidenciável tucano, José Serra, foi pouco requisitado por Teotonio, que ao longo da campanha não evitou fazer elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já na reta final da campanha, contou com depoimento de Serra em seu programa de TV, além de contar com a participação de reforços como Aécio Neves (PSDB-MG) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) em sues comícios.

Já Lessa contou com o apoio do presidente Lula e do candidato derrotado ao governo do Estado, Fernando Collor, do PTB.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host