15/10/2010 - 13h14

Em Alagoas, Teotonio Vilela usa Operação Navalha da PF contra Lessa

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Mensagem no site de Teotonio contra Lessa

    Mensagem no site de Teotonio contra Lessa

A Operação Navalha da Polícia Federal, que investiga possíveis irregularidades na obra de macrodrenagem do Tabuleiro do Martins e um suposto superfaturamento de R$ 14 milhões, entrou de vez na pauta das campanhas de Teotonio Vilela Filho (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), que disputam o segundo turno da eleição para o governo de Alagoas.

O tucano, atual governador e candidato à reeleição, além de usar o tema em seu horário eleitoral publicou em seu site uma mensagem intitulada “Operação Navalha – Como desmascarar uma mentira em 4 cliques”, orientando o internauta a encontrar, no site da Justiça Federal de Alagoas, os processos aos quais Lessa responde. Ao final, o texto acusa o pedetista de “agir fora da lei” e de ser o "verdadeiro réu da Operação Navalha".

A mensagem foi publicada depois que a PF convocou o pedetista para depor sobre o caso, o que deve acontecer na próxima terça-feira (19). Além de Lessa, a PF deve ouvir também o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o empresário Zuleido Veras, proprietário da construtora Gautama, encarregada da realização da obra, iniciada na gestão de Gomes de Barros (1997-1998) e concluída no governo Lessa (1999-2006).

De acordo com a assessoria da PF, não há até agora nenhuma acusação formal contra os três, que foram convocados apenas "para prestar esclarecimentos e um possível indiciamento depende dos questionamentos e respostas que os três irão apresentar ao delegado”.

O caso já havia sido explorado por Lessa no primeiro turno da campanha. Em 2008, o nome de Teotonio foi apontado pela Procuradoria-Geral da República na lista dos que teriam sido favorecidos pelo suposto esquema e recebido dinheiro do empresário. Na época, o então senador Teotonio Vilela negou qualquer relação com o fato. Como a Assembleia Legislativa de Alagoas não apresentou denúncia contra o tucano, ele acabou inocentado.

No primeiro turno das eleições, Teotonio Vilela obteve 39,58% dos votos válidos e Lessa, 29,16%. Para o segundo turno, o candidato do PDT conta com apoio do candidato derrotado Fernando Collor (PTB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host