02/10/2010 - 17h09

Comissão fará plantão para receber denúncias de crime eleitoral em Alagoas

Yara Aquino
Enviada Especial
Da Agência Brasil

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, que está recebendo denúncias sobre crimes eleitorais, fará plantão na capital do Estado (Maceió) durante todo o final de semana.

As denúncias chegam por telefone e por e-mail e dizem respeito, principalmente, à compra de votos e ao uso eleitoral da máquina pública, de acordo com o vice-presidente da comissão, Geraldo Galvão.

Os relatos são encaminhados para apuração dos órgãos competentes, como o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral e a Polícia Federal. Há também muitas ligações de eleitores que pedem orientação sobre a regularidade ou não de práticas adotadas em sua comunidade por políticos em campanha.

A expectativa é de que o domingo (3) seja o dia com a maior quantidade de denúncias, a exemplo do que ocorreu nas eleições municipais de 2008, de acordo com Geraldo Galvão. Em 2008, quase 50% das 500 denúncias recebidas foram feitas no dia da votação. A comissão ainda não divulga o número de denúncias recebidas esse ano.

No período pré-eleitoral, a comissão fez palestras de conscientização sobre a importância do voto em escolas e associações comunitárias. O vice-presidente, Geraldo Galvão, conta que o maior desafio nesses encontros é vencer o descrédito dos eleitores em relação aos políticos e ao processo eleitoral.

“Há uma descrença dos eleitores em relação à classe política, achando que o voto não tem importância e não vai mudar muita coisa. Uma pequena parcela de pessoas se interessa inicialmente por discutir a questão”, conta.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host