30/09/2010 - 16h06

Disputa pelo governo de Alagoas tem nomes conhecidos da população

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Maceió

A disputa pelo governo de Alagoas reúne nomes já conhecidos no cenário político do Estado. Três dos seis candidatos já chefiaram o Executivo local e agora tentam voltar ao poder.

Os três primeiros colocados nas pesquisas para governador Fernando Collor (PTB), Teotônio Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT) já governaram Alagoas. Ronaldo Lessa (PDT) enfrenta problemas de impugnação de candidatura e ainda recorre do processo. Os demais candidatos são Mário Agra Júnior (PSOL), Jeferson Piones (PRTB) e Tony Cloves (PCB).

Eleito governador em 2006 em primeiro turno, Teotônio Vilela, está na campanha pela reeleição. Vilela já foi eleito pela primeira vez senador por Alagoas em 1986. Então com 35 anos, foi o senador mais novo. Vilela foi reeleito para o cargo mais duas vezes: em 1994 e 2002.

Na disputa para ocupar a cadeira de governador, o ex-presidente Fernando Collor de Melo e Ronaldo Lessa se enfrentam novamente nas urnas. Os dois já disputaram a vaga de governador e senador.

Collor foi governador de Alagoas a partir de 1987, foi eleito presidente do Brasil em 1989 e cassado em 1992. Após dez anos, em 2002, retornou à vida política e disputou o governo de Alagoas, mas foi derrotado por Ronaldo Lessa, que então ocupava o cargo. Em 2006, foi eleito senador por Alagoas.

Embora Collor apoie a candidatura de Dilma Rousseff, do PT, para a Presidência da República, foi para Ronaldo Lessa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo de apoio exibido durante a propaganda eleitoral gratuita.

No último dia 28, o Ministério Público Eleitoral em Alagoas pediu a cassação da candidatura de Collor sob alegação de que houve manipulação em seu favor do resultado de pesquisa de intenção de voto feita por um um instituto de pequisa ligado à família do ex-presidente.

Ronaldo Lessa busca o terceiro mandato de governador por Alagoas após ter vencido as eleições em 1998 e em 2002. Em 2006, sem poder continuar como governador, optou por candidatar-se ao Senado e foi derrotado por Fernando Collor.

O candidato Lessa teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL) com base na Lei da Ficha Limpa. Esta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento do processo, mas o ministro que relatou o caso deu parecer favorável à manutenção da candidatura de Lessa. Caso a decisão final do TSE seja desfavorável, cabe recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O TRE condenou Lessa em 2004 por abuso e poder político e econômico. A condenação foi referendada pelo TSE e Lessa foi considerado inelegível por três anos. Com a aprovação do Ficha Limpa, ele ficaria impedido de disputar cargos públicos por oito anos.

Pesquisa Ibope para o governo de Alagoas, divulgada no dia 14, mostra Fernando Collor com 29% das intenções de voto, Ronaldo Lessa com 28% e Teotônio Vilela com 27%. A pesquisa foi registrada no TRE de Alagoas sob o número 13.733–2010.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host