04/10/2010 - 01h59

Com vitória de Tião Viana, PT prolonga 12 anos de governo no Acre

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Reeleito, Tião Viana (PT) sucede seu colega de partido, Binho Marques, no comando do Acre

    Reeleito, Tião Viana (PT) sucede seu colega de partido, Binho Marques, no comando do Acre

Dando sequência a uma trajetória de 12 anos de poder do PT no Estado, Tião Viana foi eleito com uma vitória apertada no primeiro turno, sucedendo seu colega de partido, Binho Marques.

Dados do governador eleito

Nome Sebastião Afonso Viana Macedo Neves (PT)
Data de nascimento 09/02/1961
Escolaridade Superior completo
Ocupação Senador
Patrimônio R$551.098,50

O petista disputou diretamente com o tucano Tião Bocalom, que o acusou de ter desviado verbas da construção da BR-364, estrada que ligará a capital, Rio Branco, a outros Estados do país.

Jorge Viana, irmão de Tião, foi prefeito de Rio Branco e governador por dois mandatos, antes de se eleger senador também nesta eleição. As origens do poder da família Viana no Acre remontam ao seringueiro Chico Mendes.

Viana também é historicamente ligado à Marina Silva, que deixou o PT em 2009 para disputar a Presidência da República pelo PV. Em 2002, o mesmo grupo político elegeu Marina para o Senado.

Sebastião Afonso Viana nasceu em Rio Branco (AC) em 9 de fevereiro de 1961. É casado e pai de três filhos. Formou-se em medicina pela UFPA (Universidade Federal do Pará), tem doutorado em medicina tropical pela UnB (Universidade de Brasília) e é professor licenciado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre.

Em 1994, perdeu a eleição para o governo do Acre, ficando em terceiro lugar. Quatro anos depois, venceu a disputa por uma vaga de senador pelo Estado. No final de 2007, assumiu interinamente a presidência do Senado no lugar de Renan Calheiros (PMDB), que renunciou ao cargo após ser acusado de irregularidades.

O petista concorreu à presidência da Casa em fevereiro de 2009, mas perdeu para José Sarney (PMDB). Foi reeleito senador com mais de 88% dos votos. Em todo esse período, foi um dos principais líderes do governo Lula no Congresso.

Propostas

Fortalecer as polícias militar e civil e radicalizar no combate à violência e ao tráfico de drogas
Concluir a pavimentação da BR 364, incluindo os ramais que dela surgem para haver escoamento da produção resultante da agricultura familiar, e ainda pavimentar as ruas de todos os municípios
Criar um programa de bolsa de estudos para jovens carentes que não podem pagar a faculdade; ampliar as bolsas do Pro-Uni em parceria com o governo federal; e abrir creches e regionalizar a merenda escolar, com compras locais
Implantar o Hospital Regional do Alto Acre; remédios em casa para pessoas carentes com mais de 60 anos ou portadoras de necessidades especiais
Expansão da atividade industrial no Acre com a abertura de empregos para jovens a partir da criação das empresas, que serão instaladas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host