UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 12h31

Carminha Jerominho (PTdoB-RJ) é eleita vereadora dentro da prisão

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

align : 'right',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['rj60011']

Apesar de estar cumprindo pena no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, Carmen Glória Guinâncio Guimarães, a Carminha Jerominho (PT do B), foi eleita vereadora no Rio com 22.049 votos. Acusada de se beneficiar do poder da milícia que ficou conhecida como "Liga da Justiça", que atua na zona oeste da cidade, a candidata, que também está na lista de "fichas sujas" da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), ficou em 23º lugar entre os mais votados.

No seu partido, Carminha recebeu a terceira maior votação, ficando atrás apenas de Jorge Pereira, que se reelegeu com 33.280 votos e de Jorge Braz, que foi eleito com 23.157 votos. O PT do B terá três vagas na Câmara dos Vereadores, mas a candidata da família Jerominho poderá ser impedida de tomar posse, pois sua candidatura está sub judice. Ela é acusada de coagir eleitores a votar nela para se beneficiar do esquema da "Liga da Justiça", cujo pai de Carminha, o vereador Jerominho (PMDB), é acusado de comandar. Jerominho também está na cadeia desde o final do ano passado.

  • Arte UOL

    Carminha Jerominho ocupa uma das três cadeiras do PTdoB no Rio


Como Carminha Jerominho entrou com recurso sobre a decisão judicial antes das eleições, seus votos, por enquanto, são válidos. Caso o recurso seja rejeitado, no entanto, seus votos ficarão nulos e o PT do B pode perder uma cadeira na Câmara dos Vereadores.


O UOL Eleições entrou em contato com o partido, mas não recebeu retorno. O assessor de imprensa do PT do B, disse que teria uma reunião com a coordenadora de campanha de Carminha Jerominho na manhã desta segunda-feira (6) e preferiu não passar informações sobre o assunto.


Outro "ficha suja" que conseguiu se eleger foi o bombeiro Cristiano Girão (PMN) com 10.445 votos. Ele é suspeito de chefiar a milícia no bairro Gardênia Azul, na zona oeste da cidade.


Claudinho da Academia também é eleito


Mesmo suspeito de ser o candidato apoiado pelo tráfico de drogas na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, Claudinho da Academia (PSDC) consegue ser eleito vereador com 11.513 votos. Nesse domingo (5), dia da eleição, Claudinho desafiou a fiscalização do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, e fez boca-de-urna abertamente na comunidade.


Em julho, a Polícia Civil apreendeu um documento no qual o chefe do tráfico de drogas exigia o apoio ao candidato do PSDC, que nega a informação e afirma que sempre teve o apoio de todos os "líderes" da Rocinha. Claudinho da Academia também é "líder" comunitário na favela.


Nadinho não se reelege


O vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras (DEM), não conseguiu se reeleger para a Câmara Municipal. Ele recebeu 16.637 votos e ficou em décimo lugar entre os candidatos de seu partido, o DEM, que teve o maior número de eleitos para a Câmara dos Vereadores do Rio.


Nadinho também está na lista de "fichas sujas" da AMB. Na opinião do vereador, a votação não foi influenciada pelo fato de ele estar respondendo a inquérito por homicídio e de ser acusado de chefiar milícia na favela Rio das Pedras, na zona oeste do Rio.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'right', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['rj60011']

    Apesar de estar cumprindo pena no %>