UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 19h32

Votação termina com duas horas de atraso em Goiânia

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia

A votação em Goiânia terminou com duas horas de atraso e acabou atrasando também a divulgação dos números da apuração dos votos. Os veículos de comunicação também foram impedidos pela Justiça Eleitoral de divulgar os resultados das pesquisas de boca-de-urna até a votação fosse finalizada.


Pesquisa de boca-de-urna do Ibope aponta Iris Rezende (PMDB) com 71% dos votos. Sandes Júnior aparece com 15%. Se contar apenas os votos válidos, o peemedebista chega a 74%, contra 11 do pepista. Gilvane Felipe (PPS) e Martiniano Cavalcante (Psol) têm, juntos, cerca de 5%.


O Ibope ouviu 2 mil eleitores na capital. A pesquisa tem margem de erro de 3% e foi registrada com o número 33648/2008 na 133ª Zona Eleitoral.


Os problemas na eleição em Goiânia começaram já na madrugada, quando um grupo de quatro adolescentes furtou uma urna de uma seção do Colégio Estadual Joaquim de Carvalho, no Setor Capuava, Região Noroeste da cidade. Os jovens foram detidos e a Polícia Federal foi chamada para apurar o crime. Imediatamente uma nova urna foi instalada no local.


Mas os problemas maiores vieram depois. Dezenas de urnas sequer iniciaram o processo de votação. Outras apresentaram problemas até o fim da manhã. Pelo balanço do TRE, 150 unidades de votação tiveram que ser trocadas. Algumas seções das zonas 133, 134 e 127 não haviam recebido nenhum voto até o início da tarde, o que gerou grandes filas e muita impaciência.


Muita gente desistiu de votar e viajaram até cidades próximas para justificar o voto. Um pouco antes das 17 horas, foram distribuídas senhas aos presentes e o TRE decidiu prolongar o horário de votação nessas seções.


"Tivemos alguns problemas. No chip das urnas e na comunicação entre os mesários e o TRE. O grande número de reclamações causou o congestionamento das linhas, dificultando o acesso do TRE aos locais que tiveram problemas." explicou desembargadora Beatriz Figueirado Franco, presidente do Tribunal Regional.


Os quatro candidatos em disputa votaram pela manhã. Poucos minutos depois da abertura das urnas, Sandes Júnior (PP), acompanhado do candidato a vice, Guilherme de Freitas (PTN) votou no Colégio Renascer, no Setor Bueno. Por volta das 10 horas, Iris Rezende (PMDB) compareceu à seção em que vota, no Colégio Marista. Ele também estava acompanhado do vice, Paulo Garcia (PT).


Martiniano Cavalcante (Psol) votou por volta das 8h30, nbo Colégio Os Pequeninos, no Setor Bueno. O último a comparecer à urna foi Gilvane Felipe (PPS), que votou um pouco antes das 11 da manhã.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A votação em Goiânia terminou com duas horas de atraso e acabou atrasando também a divulgação dos números da apuração dos votos. Os veículos de comunica%>