UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h27

Veneziano (PMDB) é reeleito prefeito em Campina Grande (PB)

Da Redação

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['pb19810']

Após uma vitória apertada no primeiro turno, Veneziano Vital do Rego (PMDB) foi eleito neste domingo (26) novamente prefeito de Campina Grande (PB). A disputa no segundo turno foi com Rômulo Gouveia (PSDB), de quem Veneziano já havia vencido o pleito em 2004. Veneziano teve 116.222 votos (51%), contra 109.343 votos (48%) de seu adversário.

  • Divulgação
  • Divulgação

    Prefeito Vené (PMDB) acusou chapa adversária de representar "atraso"


    Vené, como é conhecido, foi eleito vereador por duas vezes no município em 1996. Formado em direito, candidatou-se ao cargo de deputado federal obtendo 96 mil votos em 2000. Em 2004, foi eleito prefeito contra o atual adversário.

    VENEZIANO

    • Idade: 38
    • Partido: PMDB
    • Profissão: Advogado
    • Naturalidade: Campina Grande (PB)
    • Patrimônio: não declarou possuir bens

    O que você achou da vitória?


    No dia 5 de outubro, as urnas mostravam que a disputa seria acirrada. O atual prefeito obteve 106.844 votos (48,88% dos votos válidos) contra 104.449 votos (47,78% dos votos válidos) do tucano.


    A pequena diferença nas urnas provocou um segundo turno recheado de críticas e ataques, além de acusações que chegaram à esfera do Judiciário. Enquanto Rômulo acusava Veneziano de bancar a candidatura com dinheiro público, o candidato à reeleição afirmava que o tucano respondia a dez processos na Justiça Eleitoral.


    Em torno da candidatura de Veneziano, a coligação "Amor Sincero por Campina" reuniu PT, PRB, PPS, PSDC, PMN, PSC, PSB, PCB, PT do B, PC do B e PSL. Já a coligação "Por Amor a Campina", de Rômulo, reuniu PDT, PP, PTB, PV, PTN, PRP, PR, DEM, PTC e PRTB.


    • Divulgação
    • Divulgação

      Rômulo (PSDB) abordou parceria com governo federal e estadual

      O tucano, que até 1998 era do PMDB, explorou possível parceria com o governo federal, petista, e com o governo estadual. O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) apareceu no horário eleitoral de Rômulo. "Peço a oportunidade de poder governar com um prefeito aliado, em parceria, coisa que o atual prefeito já mostrou que não quer", disse o governador.


      Os ataques também marcaram as inserções dos candidatos no horário eleitoral na televisão. Veneziano acusou a chapa adversária de fazer parte de um grupo que, por 20 anos, representou o "atraso, desmando e ainda tenta levar o povo na base do cabresto". Rômulo, por sua vez, afirmava querer ser prefeito para terminar "todas as obras paradas da prefeitura".


      Entre as propostas de Veneziano, que também explorou parceria com o governo Lula na prefeitura, estão o programa de pavimentação Vias Abertas, já iniciado na atual gestão, e Internet sem fio gratuita na cidade.


      Veja mais notícias de eleições na cidade de Campina Grande - PB

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host
        align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['pb19810']

        Após uma vitória apertada no primei%>