UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h19

Rosinha vence, agora de fato, em Campos de Goytacazes (RJ)

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['rj58190']
Agora Rosinha Garotinho (PMDB) pode comemorar a eleição como prefeita de Campos dos Goytacazes. Adiada desde o primeiro turno, quando a ex-governadora obteve 78,1% dos votos válidos, que desconsideram votos em branco ou nulos, mas dependia de julgamento sobre a impugnação da candidatura adversária, a vitória da peemedebista é incontestável.


O que achou da vitória
de Rosinha Garotinho?

Arnaldo Vianna (PDT), o adversário dela no segundo turno, ainda aguarda decisão do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sobre a validade, ou não, do registro de sua candidatura, mas com a votação de hoje (26), Rosinha garantiu a vitória, essencial para a sobrevivência política do clã Garotinho.
  • Gerson Gomes

    Rosinha (PMDB) comemora de fato vitória nas urnas de Campos


    Com 100% das urnas do segundo turno apuradas, Rosinha obteve 135.955 votos (54%), contra 113.638 votos (45%) de seu adversário.

    Casada com o presidente regional do PMDB e também ex-governador Anthony Garotinho, Rosinha foi a primeira mulher a ser eleita governadora do Estado do Rio, entre 2003 e 2007, depois de ter comandado a Secretaria de Ação Social e Cidadania na gestão do marido, que disputou, sem sucesso, a presidência da República, em 2002.

    O casal construiu carreira política a partir das regiões noroeste e norte fluminenses, nas quais Campos, com 39% dos cerca de 820 mil eleitores, é o município mais importante. Das 22 prefeituras locais, apenas 11 estarão com aliados do casal, a partir de 2009, contra 17, hoje. Com a vitória em Campos, por outro lado, serão quase 550 mil os eleitores sob influência dos Garotinho, além do controle direto sobre a maior área territorial do Estado, que concentra mais da metade da produção de petróleo do país.

    Biografia



    Nascida em Itaperuna, maior município da região Noroeste do Estado, Rosinha teve com Garotinho quatro filhos naturais e outros cinco adotados. Clarissa, a mais velha, foi a vereadora mais bem colocada do PMDB na capital, com 42.062 votos nestas eleições. A trajetória dos Garotinho começou em rádios locais e ganhou corpo político com a identificação religiosa junto ao eleitorado evangélico, que tem força, sobretudo, na região metropolitana.

    Rosinha Garotinho

    • Partido: PMDB
    • Idade: 45 anos
    • Profissão: professora primária e radialista
    • Naturalidade: Itaperuna (RJ)
    • Patrimônio: R$ 475.110,00

    Ao longo da campanha, Rosinha e Vianna seguiam em empate técnico com leve vantagem da ex-governadora desde a primeira pesquisa, no final de agosto. No segundo turno, pesquisa Ibope já apontava a liderança da peemedebista, com 49% a 36%.

    Apesar de questões judiciais terem marcado mais a campanha do pedetista do que a sua, Rosinha chegou a ter o pedido de registro negado, em julgamento de primeira instância. A ex-governadora responde a ações civis públicas por contratos de terceirização realizados entre 2003 a 2006 e é citada em inquérito da Polícia Federal que investiga compra de votos, mas conseguiu obter o registro de candidatura junto ao TRE-RJ.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['rj58190'] Agora Rosinha Garotinho (PMDB) pode co%>