UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h39

Oswaldo Dias (PT) é o novo prefeito de Mauá

Da Redação
Em São Paulo

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['sp66893']
Em Mauá, no ABC paulista, o ex-prefeito da cidade, Oswaldo Dias (PT) venceu o segundo turno e volta a prefeitura. Dias foi prefeito do município por dois mandatos seguidos, de 1997 a 2004.

Na região do grande ABC há o chamado apagão eleitoral, não há propaganda na TV e no rádio, porém, em debate do segundo turno promovido pelo jornal "Diário do Grande ABC", os dois candidatos faltaram, alegando compromissos prévios, causando indignação na população mauaense.

  • Divulgação

    O senador Eduardo Suplicy (PT) foi até Mauá fazer campanha para Oswaldo Dias no segundo turno

  • Divulgação

    Além do deputado federal,
    também petista, José Genoino

Durante a campanha, o petista apoiou-se bastante na época em que ocupou o cargo majoritário da cidade. O recém-eleito também contou com a popularidade do presidente Lula, que participou de comícios com Dias. Além do senador Eduardo Suplicy (PT) e do deputado federal José Genoino.

Principais propostas



A prioridade do plano de governo de Oswaldo Dias é a saúde. Além de construir um pronto-socorro, o recém-eleito idealiza a construção de um hospital regional e três UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que prestarão atendimento 24 horas. Como proposta para a educação, o petista destaca a vinda de um campus da Universidade Federal do ABC para a cidade.

No transporte, ele ressalta que vai exigir ônibus mais novos e trabalhar para a conquista do bilhete único na cidade. Dias defende ainda a capacitação dos jovens e a implantação do "Poupatempo do empresário", como forma de agilizar a abertura de negócios. Na questão da segurança pública, o petista quer retomar a integração das polícias Civil e Militar com a Guarda Civil Municipal.

Quem é Oswaldo Dias



Oswaldo Dias tem 66 anos, é casado e pai de duas filhas e um filho. Nasceu na Zona da Mata de Minas Gerais, na cidade de Guarani. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro.

O que você achou da
vitória de Oswaldo Dias?



Quando veio para São Paulo, escolher morar em Mauá. Foi ajudante-geral na indústria Sherwin Williams. Trabalhou também na Firestone, em Santo André, e na Metalúrgica Limasa, de São Bernardo, de onde foi demitido em 1979 após entrar para o Sindicato dos Metalúrgicos.

OSWALDO DIAS

  • Partido: PT
  • Idade: 66
  • Profissão: professor
  • Naturalidade: Guarani/MG
  • Patrimônio: R$ 439.000,00
Sua carteira de filiação traz a assinatura do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Formou-se em duas faculdades: geografia e ciências sociais. Tornou-se professor da rede estadual de ensino de Mauá.

Foi eleito vereador pelo PT. Ao fim de seu mandato na Câmara de Vereadores, em 1996, Oswaldo Dias elegeu-se prefeito de Mauá em 1997 e reelegeu-se em 2001.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Mauá - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['sp66893'] Em Mauá, no ABC paulista, o ex-prefeit%>