UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/10/2008 - 23h26

Terceiro bloco: Kassab critica túneis; Marta ataca pedágio urbano

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT), voltaram a trocar acusações sobre suas gestões na cidade nesta sexta (24), em debate realizado pela TV Globo. No terceiro bloco, Marta rebateu afirmação do candidato do DEM, que a acusou de não saber planejar seus investimentos e criticou os túneis construídos por ela na Avenida Faria Lima. A petista abordou projeto de pedágio urbano apresentado pela atual gestão. O candidato à reeleição garantiu que não haverá a tarifa.

Os candidatos estão lado a lado, a cerca de um metro de distância, no confronto mediado pelo jornalista Chico Pinheiro -terceiro e último do segundo turno na capital paulista. Em uma hora e meia, eles trocam questionamentos por quatro blocos. No primeiro e no terceiro, cada um faz duas perguntas ao adversário com tema livre. No segundo e quarto, as questões são sobre temas determinados, previamente sorteados. O quinto bloco é reservado às considerações finais.

Terceiro bloco



Kassab deu início ao terceiro bloco questionando Marta sobre os túneis da Faria Lima. "Ela fez dois túneis famosos, gastou R$ 100 milhões em assessores", atacou. "Eu fiz muito com os recursos que eu tinha. Esses túneis são uma operação urbana e não é do orçamento, ele é da região da Faria Lima, só podia colocar ali. E eu não sou como você, de deixar o dinheiro no banco. Agora, eu construí os corredores, que você não construiu", rebateu Marta.

"Na região de Pinheiros, poderia sim ter investido no metrô. É preciso priorizar", disse Kassab. Marta defendeu que não havia projeto para isso e respondeu: "Os corredores é que fazem diferença para essa cidade, e vocês não fizeram nenhum."

Marta voltou a questionar o adversário sobre projeto polêmico em sua gestão, posteriormente retirado, que previa pedágio urbano na cidade. "Enquanto for prefeito não haverá pedágio urbano. Quando ela diz que o vereador do meu partido apresentou projeto, ele tem o direito. Eu não sou ditador. Mas ela omite que seu secretário de Transportes defende o pedágio urbano", respondeu Kassab.

Os candidatos também trocaram ataques sobre a área da saúde. Marta afirmou que construirá policlínicas, enquanto Kassab defendeu os programas implementados pela atual gestão. "Propaganda que você vê na televisão não é a realidade", atacou Marta. "Nós investimos muito mais", alegou o candidato.

Kassab também voltou a tema abordado por Marta no segundo bloco e alegou que o muro construído na favela do Jardim Cabuçu, no Jaçanã, é para a segurança dos moradores, pois há uma rede de transmissão de energia no local.

Segundo bloco



Na primeira pergunta, Marta Suplicy questionou Kassab sobre sua política para os ambulantes. "Somos a favor daqueles que trabalham com honestidade. É possível fiscalizar aqueles que trabalham com carga pirata", disse o candidato, que citou a Lei Cidade Limpa. "Quando eu entrei na prefeitura, ela estava contaminada pela corrupção da gestão Pitta, da qual o senhor fazia parte", desviou Marta, que citou a volta da Máfia dos Fiscais na atual gestão. "O procurador-geral da República chamou de 'quadrilha' e eu nunca ouvi você se afastar. Eu me afastei do Pitta", retrucou Kassab, citando envolvidos no escândalo do "Mensalão".

SEGUNDO BLOCO

Marta explora "cheque despejo"; Kassab tenta ligar petista ao "Mensalão" em debate



Em seguida, ambos falaram sobre habitação. Marta aproveitou para ler documento da prefeitura que, segundo ela, é enviado para despejar moradores. "Tentou expulsar o pessoal do Jardim Edite de lá, usou gás lacrimogêneo e cachorro. Essa é a sua política habitacional", disse Marta levantando a voz. "Você abandonou os mutirões começados por Mario Covas. É importante discutir políticas públicas, e não um documento que não se sabe de onde veio", respondeu o candidato à reeleição. Em seguida, Marta disse que chorou ao visitar favela onde ele deixou um "muro de Berlim", no Jardim Cabuçu, no Jaçanã.

Primeiro bloco



A primeira pergunta partiu de Kassab, que deu início com um ataque à adversária ao questioná-la sobre com ela deixou a "cidade quebrada". "Você entregou a cidade com 92 obras paradas, dívidas", disse o candidato. "Tive as contas aprovadas. Lembro quando Serra começou a dizer essa politicagem de que essa cidade estava quebrada. Eu imagino se recebesse de você", respondeu a petista. "Eu acho inacreditável ficarem falando. Se recebessem a prefeitura como eu recebi. Eu entreguei a cidade em ordem, contas em ordens."

PRIMEIRO BLOCO

Kassab ataca "cidade quebrada"; Marta cita Pitta em debate na Globo



Em seguida, Marta imitou o adversário e trouxe um documento no qual leu uma lista, o "cheque despejo" que, segundo ela, é a carta enviada por Kassab aos moradores que terão suas casas desapropriadas. "Acho importante fazer um debate sobre São Paulo", desviou Kassab, chamando o documento de "pegadinha". "Não sei se é verdadeiro [esse documento]. Nós temos política pública de habitação", completou.

Início



Os candidatos chegaram à sede da emissora por volta das 21h no Brooklin. Apenas a TV Globo foi autorizada a realizar entrevistas na chegada, enquanto os demais jornalistas devem esperar até o final para conseguir declarações sobre o embate.


Pela primeira vez nos seis debates realizados desde o início da corrida eleitoral, Marta trouxe a militância ao debate. Em seus sites de campanha, que devem sair do ar até a meia noite desta sexta, os candidatos publicam notas sobre o confronto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host