UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/10/2008 - 20h18

Telegraph: "Barack Obama" disputa eleições municipais brasileiras contra "Chico Bin Laden"

Da Redação*

Matéria desta quarta-feira (1º) do site Telegraph, no Reino Unido, mostra os nomes diferentes que os candidatos nas eleições brasileiras usam.


Seis candidatos das eleições municipais do Brasil "adotaram" o nome de Barack Obama para ajudá-los contra centenas de rivais. Três candidatos registraram o nome de Obama para concorrer nas eleições municipais e outros três preferiram usar Barack - ou em um caso Barak - para se destacar frente à forte concorrência.


Mais de 200 candidatos que estão concorrendo nas eleições municipais da próxima semana se "renomearam" depois de Luiz Inácio Lula da Silva, o popular presidente do país, com uma aprovação de governo de cerca de 80%.


Outros preferiram se identificar partindo do selvagem ao ridículo. Existem alguns candidatos "batizados" como animais - Ana do Gado, Elefante Sem uma cauda -, veículos - Alemão na Ambulância, Jipe Johnny-, cozinha - Garfo Dourado-, presidentes norte-americanos - Bill Clinton, Jorge Bushi - e líderes do Oriente Médio - DJ Saddam, John Bin Laden, Chico Bin Laden, Luis Bin Laden. Kung Fu Gordo e O Segundo Rei dos Gambás também estão concorrendo nas eleições.


Cláudio Henrique dos Anjos registrou seu nome de urna como Cláudio Henrique-Barack Obama depois de várias pessoas compararem-no ao candidato democrata norte-americano.


"Sou negro, usei um terno na televisão e as pessoas começaram a me falar que eu era parecido com o Barack Obama, lá dos Estados Unidos", disse o candidato. Cláudio Henrique dos Anjos está concorrendo a uma vaga na Prefeitura de Belford Roxo, cidade nos arredores do Rio de Janeiro.


"Foi uma ótima idéia, mais e mais pessoas estão prestando atenção na minha campanha. As pessoas podem ver que eu tenho planos e programas, que não sou apenas um cara atrás de poder."


Os políticos brasileiros muitas vezes adotam nomes pouco usuais durante as eleições. Os candidatos estão autorizados a registrar seu nome próprio ou um apelido escolhido.


A aprovação pessoal do presidente Lula ultrapassa 80%, a mais alta do que qualquer presidente já obteve desde que as pesquisas de aprovação de governo começaram há mais de 20 anos, e muitos candidatos acrescentam Lula ao nome para embarcar no sucesso do presidente. Um homem foi tão longe e mudou seu nome para Presidente Lula. Outros escolheram Lula Cantor, Lula Cabeleireiro e Aqui vai Lula.


Poucos têm uma chance real na eleição. Mas o brasileiro Barack Obama está confiante de que tanto ele como o seu homônimo estão com boa chance de vitória.


"Ele está fazendo um pouco melhor do que eu, mas as coisas vão mudar", disse o brasileiro. "Eu tenho uma tarefa mais difícil do que a dele, ele já está nove pontos à frente de McCain. E eu não tenho US$ 64 milhões na minha campanha."


*Do site Telegraph

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Matéria desta quarta-feira (1º) do site Telegraph, no Reino Unido, mostra os nomes diferentes que os candidatos nas eleições brasileiras usam.

    %>