UOL EleiçõesUOL Eleições

07/10/2006 - 17h41

Ibope no RS mostra Yeda com 63% dos votos, contra 29% de Olívio

A primeira pesquisa do Ibope realizada entre eleitores gaúchos no segundo turno revela uma larga vantagem da candidata do PSDB, Yeda Crusius, sobre o adversário petista Olívio Dutra.

Segundo o levantamento realizado de 4 a 6 de outubro, em 101 municípios, Yeda tem 63% das intenções de votos na consulta estimulada, e Olívio aparece com 29%; 5% dos eleitores não opinaram, e 3% manifestaram intenção de votar em branco ou nulo.

No primeiro turno, Yeda fez 32,90% dos votos válidos, enquanto Olívio somou 27,39%, conquistando um lugar no segundo turno com uma diferença inferior a 0,5% sobre o governador Germano Rigotto (PMDB), candidato à reeleição.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 59.911/2006. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Realizada pelo Ibope por solicitação da RBS, a pesquisa foi divulgada na edição dominical do jornal Zero Hora.

Disputa presidencial

A vantagem da candidata tucana reflete a disparada do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado. Em pesquisa estimulada para presidente, Alckmin aparece com 59% das intenções de voto, ou 27 pontos à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 32%.

Para presidente, 6% dos eleitores não opinaram e 4% disseram que vão votar em branco ou nulo. O Rio Grande do Sul foi um dos Estados em que Alckmin bateu Lula com larga vantagem no primeiro turno.