Topo

Renan Calheiros critica candidatura de Tebet: 'Insanidade manter com 1%'

Renan Calheiros criticou insistência do MDB na candidatura de Simone Tebet - Agência Senado
Renan Calheiros criticou insistência do MDB na candidatura de Simone Tebet Imagem: Agência Senado

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/05/2022 21h01

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) classificou como uma "insanidade" a insistência de seu partido em manter a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à presidência da República, em meio à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem ele é simpatizante para retornar ao Palácio do Planalto, e o atual chefe do Executivo Federal, Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista à Veja, o político alagoano afirmou que insistir na candidatura de Tebet pode fazer com que o MDB saia "menor" das urnas ao repetir o fiasco das eleições de 2018, quando o então candidato do partido, Henrique Meirelles, somou pouco mais de 1% dos votos válidos.

"É uma insanidade você querer, num quadro de polarização desses, manter uma candidatura com 1% dos votos, repetindo o que aconteceu com a candidatura do Meirelles. Repetir o que aconteceu com Meirelles deixa a gente, assim, meio reles", declarou.

De acordo com a pesquisa mais recente publicada hoje pelo Paraná Pesquisas, Lula lidera a disputa com 40% da preferência dos eleitores, seguido por Jair Bolsonaro com 35,2%, e Ciro Gomes (PDT) no terceiro lugar com 7,4%. Simone Tebet contabiliza 0,7% das intenções de votos.

Renan defende apoio a Lula

Na entrevista, Renan Calheiros defendeu que o MDB desista de lançar Simone Tebet e ponderou que o partido libere os palanques estaduais para que os parlamentares possam se posicionar em favor de algum candidato — ele é simpatizante da volta de Lula ao Planalto e crítico da reeleição de Jair Bolsonaro.

Segundo o senador, o momento requer união para vencer Bolsonaro. Ainda, ele afirmou que o pleito deste ano é bastante "significativo", talvez o "mais importante de toda a história do país".

"Eu acho que isso tudo deve ficar para trás. É preciso discutir o Brasil. Esta é uma eleição muito significativa. Talvez a mais importante eleição de toda a história do país. Esta eleição vai colocar de um lado o bem e do outro lado o mal. De um lado a luz, do outro a escuridão", completou.

No mês passado, em entrevista ao UOL News, Calheiros já havia reiterado seu apoio a Lula no pleito presidencial, além da desistência de Tebet, pois, conforme pontuou, o MDB corre o risco de viver uma nova "tragédia". Dentro da sigla, uma ala se aproxima cada vez mais da campanha petista, principalmente no Nordeste.

"Eu apoio o Lula não porque ele é favorito para ganhar as eleições, mas ele é a única candidatura que pode derrotar Bolsonaro e pode reafirmar os valores civilizatórios. Ele é um político que erra pouco. Lula não pode errar mais nesse processo político-eleitoral porque essa não é sua tradição", disse.