Laudo de perícia de ataque a caravana de Lula no PR deve sair esta semana

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • Marlene Bergamo - 27.mar.2018/Folhapress

    Marca de tiro em um dos ônibus da caravana de Lula

    Marca de tiro em um dos ônibus da caravana de Lula

O laudo da perícia feita nos ônibus atacados durante viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Paraná deve sair nesta semana, informou nesta segunda-feira (2) a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Dois dos três ônibus que integravam a caravana de Lula pela região Sul foram baleados na terça-feira (27), no caminho entre as cidades paranaenses de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Ninguém se feriu. O ex-presidente estava em um terceiro ônibus.

Pelo menos um pneu de um dos ônibus atingidos foi furado por "miguelitos", nome popular dado a ganchos de metal pontiagudos que costumam ser usados para forçar a parada de um veículo em movimento. O objeto também é conhecido pelo seu uso em roubos de carga.

A apuração do caso está sendo conduzida pela Polícia Civil em Laranjeiras do Sul, e o PT enviou um advogado à cidade para acompanhar o trabalho das autoridades. No momento, os investigadores buscam imagens de câmeras de vigilância que possam existir em empresas, lojas, residências e estradas da região, na tentativa de identificar suspeitos. 

Ainda não se sabe ao certo em que ponto do trajeto os disparos aconteceram e os "miguelitos" foram deixados na pista. Também não há informações públicas, até o momento, sobre suspeitos de terem cometido o ataque.

Passageiros de um dos veículos atingidos disseram suspeitar que o ataque ocorreu cerca de 15 minutos depois de a comitiva deixar Quedas do Iguaçu, quando ouviram um "barulho seco" que pensaram ser de pedradas -- tipo de ataque que havia ocorrido em outros locais em que a comitiva passou.

Na mesma noite em que o PT denunciou o ataque, o delegado Wilkinson Fabiano Oliveira de Arruda disse que policiais identificaram ao menos três marcas de tiros: duas perfurações na lateral de um dos ônibus, que transportava jornalistas, e outra em um veículo que levava convidados da caravana.

Arruda era o delegado de plantão em Laranjeiras do Sul no momento da ocorrência. Na ocasião, disse que não poderia dar uma previsão para a conclusão do laudo pericial pois o número de peritos na região era pequeno. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que Arruda havia mentido sobre problemas de estrutura para a investigação. O delegado recebeu apoio de entidades de classe, que reforçaram a denúncia de falta de estrutura.

Lula liderou a última pesquisa de intenção de voto do Datafolha, feita em janeiro, apesar do risco de ficar inelegível e ser preso por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato. Na quarta (4), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga recurso que busca evitar sua detenção nesta fase do processo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos