Inauguração de linha de trem em SP vira ato de campanha de Márcio França

Guilherme Azevedo

Do UOL, em São Paulo

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    O governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-governador, Márcio França (PSDB), inauguram linha 13-jade da CPTM

    O governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-governador, Márcio França (PSDB), inauguram linha 13-jade da CPTM

A inauguração da linha de trem que ligará o centro de São Paulo ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), se transformou neste sábado (31) em um ato de campanha do vice-governador Márcio França (PSB).

Pré-candidato ao governo paulista, França visitou as novas instalações do trem ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato à Presidência.

João Doria Jr. (PSDB), pré-candidato ao governo paulista e rival, portanto, de França, não participou da visita e da cerimônia, que aconteceu em palanque montado na nova estacão Aeroporto-Guarulhos. Doria e França disputam o apoio de Alckmin.

França e Alckmin foram recebidos durante a visita aos gritos de "Brasil, pra frente, Geraldo presidente" e sobretudo por "São Paulo avança, governador é Márcio França". Havia uma claque organizada em apoio a França.

Ao UOL, França voltou a criticar seu oponente: "Doria é bom candidato, mas não tem palavra. Eu tenho".

Nos discursos, como os do cônsul-geral da França (a obra tem financiamento de agência francesa) e do prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), Alckmin foi saudado como futuro presidente do Brasil e França como futuro governador.

Guti falou da "lealdade de França, hoje coisa rara na política ". Foi uma crítica direta a Doria, acusado por aliados de Alckmin de suposta tentativa de traição na concorrência pela vaga do PSDB à corrida presidencial.

Em seu discurso, Alckmin elogiou seu sucessor no governo paulista: "Agradeço ao Márcio França, que foi meu secretário e é meu vice. São Paulo estará em mãos experientes, competentes e honradas ".

França assume o governo na próxima sexta-feira, quando Alckmin deixará o cargo para organizar sua campanha presidencial.

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A novidade do trem virou motivo de muitos cliques e 'selfies'

Para Alckmin, atraso é 'fake news'

A linha 13-Jade, inaugurada neste sábado, era projeto antigo e tinha sido prometida pela última vez para a Copa do Mundo de 2014. Custou R$ 2,3 bilhões, incluindo a compra dos oito trens com oito carros cada.

Neste sábado, o governador rebateu críticas de que o projeto teria demorado 14 anos para sair do papel.

"Não demorou 14 anos", disse Alckmin a jornalistas. "Isso é 'fake news', é mentira. A obra foi licitada em 2013. Estudos para trazer o trem para Guarulhos têm há 50 anos. Vontade de trazer o trem é de 50 anos. [A obra] Foi licitada em 2013, em 2017 entregamos a primeira estação e em 2018 a entrega [final]. Desapropriações feitas, obra paga e o trem funcionou".

Sobre os atrasos após o início das obras, em 2013, o governador apontou o descumprimento de promessa do governo federal de repasse de R$ 250 milhões via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Nunca veio um centavo. Fizemos 100% com dinheiro do governo [de São Paulo], nenhum dinheiro federal. Tivemos de buscar financiamento no BNDES [de R$ 425 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e na agência francesa [de R$ 1,1 bilhão com a AFD, Agência Francesa de Desenvolvimento]." 

Com 12,2 quilômetros de extensão, a linha 13-jade faz conexão com a linha 12-safira (Brás-Calmon Viana) na Estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital paulista, e se liga ao terminal 1 do aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo). 

A previsão é de que a linha transportará em média 120 mil passageiros por dia. Os trens circularão por cima da rodovia Presidente Dutra (BR-116) e do rio Tietê.

A linha vai só até a estação Aeroporto-Guarulhos, com entrada e saída no estacionamento do terminal 1. Os passageiros que precisarem utilizar os terminais 2 e 3 deverão pegar o ônibus gratuito fornecido pela concessionária GRU-Airport.

Ao longo do mês de abril, os trens da linha circularão das 10h às 15h, aos sábados e domingos, gratuitamente, com intervalo de aproximadamente 30 minutos. Da Estação Engenheiro Goulart até a Aeroporto-Guarulhos, o passageiro levará 15 minutos, segundo o governo paulista.

Em maio, o funcionamento continuará ocorrendo entre 10h e 15h, mas a operação será ampliada para todos os dias da semana. No período de horário reduzido não será cobrada tarifa.

A tarifa, de R$ 4, passará a ser cobrada no mês de junho, quando o horário será estendido e os trens passarão a funcionar entre 4h e meia-noite, já no esquema regular.

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Um simpático cachorro de raça não definida também veio conferir as novas instalações

Trem direto

Alckmin disse que haverá também um trem direto da estação da Luz, na região central da cidade, até a nova estação do aeroporto e que a futura tarifa dessa linha será de R$ 8,00. 

Alckmin e França ainda inaugurariam neste sábado outras obras no estado: uma viária em Salto e outra hospitalar, uma nova unidade de saúde para a região de Sorocaba.

A inauguração da nova linha de trem se encerrou com um show de forró, com sucessos como "Asa Branca ".

População comemora

No primeiro dia de funcionamento experimental da linha 13-jade, passageiros desembarcados no aeroporto de Cumbica tentavam descobrir, nas placas de informação espalhadas pela estação Aeroporto-Guarulhos, que conexão fazer entre as tantas ramificações da rede metroferroviária de São Paulo.

Entre os moradores do município de Guarulhos, com população estimada em 1,34 milhão de habitantes pelo IBGE (o mais populoso de São Paulo depois da capital paulista), o clima era de festa. Muitos faziam "selfies" dentro e fora do novo trem, só sorrisos. É que Guarulhos tem graves problemas de infraestrutura, entre elas, de transportes, e o trem era um sonho antigo, de décadas.

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Interior do trem da nova linha, na estação Aeroporto-Guarulhos, junto do aeroporto

Os amigos Júlio Ananias Barbosa Filho, 42, auxiliar de enfermagem, e Milton Teixeira da Silva, 40, operador de prensa, estavam em sua segunda viagem pelo novo trem. Eles moram no conjunto habitacional popular Santo Agostinho, vizinho agora da linha 13.

"Vai ajudar muito a população daqui. Tanto para a gente trabalhar quanto para o lazer no fim de semana", diz Júlio. "Para a gente chegar a qualquer lugar hoje aqui, de ônibus, leva muito tempo, mais de hora", conta Milton.

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Os amigos Milton (à esquerda) e Júlio: melhoria para a população

Centenas de pessoas, muitas famílias com crianças, pegaram neste sábado o trem, a novidade do dia. E o trem já rodou cheio.

"Vai, Corinthians! É o CT do Coringão", aponta Milton, com alegria, quando descobre o centro de treinamento do clube pelo qual torce, junto do qual corre o trem. E a molecada do vagão, outros adultos também, vão ao vidro para ver. "Minha mulher não vai mais me pegar em casa agora", avisa o sorridente Milton.

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