PT diz que manterá caravana de Lula no Sul e pede militância nas ruas na 5ª

Daniela Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Itamar Aguiar/AFP

    Com tratores e faixas, manifestantes contra o ex-presidente Lula protestam em Bagé (RS)

    Com tratores e faixas, manifestantes contra o ex-presidente Lula protestam em Bagé (RS)

O PT pediu aos militantes do partido, em comunicado pelas redes sociais, que estejam a postos para uma "mobilização total" nesta quinta-feira (22), dia em que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgará habeas corpus que pode evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A sessão está marcada para as 14h e será transmitida pelo UOL. O STF julgará um pedido de habeas corpus do ex-presidente para que ele não seja preso até que seu caso passe por todas as instâncias judiciais.

"Manter mobilização total, nas ruas - em especial em Brasília - e nas redes, para que o complô midiático e de setores do Judiciário não tenha sucesso em sua chantagem anti-democrática contra ministros do STF", diz a nota assinada pela presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR).

Leia também:

O comunicado também orienta a militância a usar a hashtag "LulaLivre" e pede a produção de vídeos e arte em defesa do petista. "Queremos que o STF cumpra a Constituição. Esse é o recado que passaremos ao Brasil amanhã."

Nesta quarta, a Frente Brasil Popular convocou para as 13h uma mobilização em frente ao STF por "Lula Livre". No mesmo local, está previsto um protesto do MBL (Movimento Brasil Livre), ao meio-dia, contra o ex-presidente. 

Caravana do Lula vai continuar

No texto, o partido também ressalta que a caravana de Lula pelo Sul do Brasil será mantida, apesar dos protestos contrários à presença do petista e da ex-presidente Dilma Rousseff.

"É importante dizer que uma minoria autoritária tenta impedir dois ex-presidentes de andar pelo Brasil. Mas seguiremos debatendo com o povo brasileiro sobre o país que queremos", afirmou Gleisi em nota. 

Tensão e chance de prisão

A caravana de Lula que está rodando o Sul do país teve que fazer um desvio de rota para chegar a São Borja, no oeste gaúcho, nesta quarta-feira (21). O principal acesso da cidade estava bloqueado por manifestantes contrários ao petista, vários a bordo de tratores.

O bloqueio em São Borja representou mais um momento de tensão da viagem de Lula pelo Sul, que já dura três dias e está prevista para terminar no dia 28 em Curitiba.

Em todos os dias até agora, Lula enfrentou protestos de grupos contrários a sua presença no Rio Grande do Sul. Ontem, em Santa Maria, militantes trocaram empurrões e xingamentos. Em Bagé, na segunda (19), um ato organizado por ruralistas levou tratores e um boneco de Lula vestido de presidiário a poucos metros do lugar onde o ex-presidente discursou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos