Um dia após vencer prévias, agenda de Doria tem tom eleitoral

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Janaina Garcia/UOL

    Doria posou para fotos com populares, abraçou e beijou mulheres e crianças e foi saudado aos gritos de ?Doria governador?

    Doria posou para fotos com populares, abraçou e beijou mulheres e crianças e foi saudado aos gritos de ?Doria governador?

O tom eleitoral dominou, nesta segunda-feira (19), a primeira agenda pública do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), após ele vencer as prévias do partido para disputar o governo do Estado.

A agenda foi uma visita às obras de requalificação da praça 14 Bis, na Bela Vista (região central), onde o prefeito teve sua primeira a ação à frente da administração em janeiro do ano passado: a varrição simbólica do espaço, com Doria vestido de gari.

Hoje, acompanhado de parte do secretariado, assessores e representantes da Fecomércio (Federação do Comércio) --entidade responsável pela manutenção da praça--, Doria posou para fotos com populares, abraçou e beijou mulheres e crianças e foi saudado aos gritos de "Doria governador" ao menos duas vezes.

"Obrigado, amiga", respondeu a uma mulher que o saudou dessa forma.

O prefeito deixa o cargo no próximo dia 6 –após comandar a prefeitura por 15 meses--  e ainda precisa ser referendado candidato nas convenções partidárias, que acontecem em julho.

Zanone Fraissat/Folhapress
No primeiro dia após tomar posse, Doria de vestiu de gari

Pela legislação eleitoral, os candidatos só podem fazer campanha pedindo votos a partir de 15 de agosto.

Indagado sobre como pretende evitar que os próximos 18 dias como prefeito tenham viés de campanha política, Doria se irritou.

"Vocês [jornalistas] gostam de forçar muito a barra. Não há nenhuma campanha eleitoral, estou inaugurando uma praça pública. É só o que faltava: vocês querem censurar o povo, também? Já não basta a censura em relação a mim?", indagou.

Ele se referiu a decisões judiciais recentes que apontaram promoção pessoal em uso de símbolos. Para Doria, a Justiça e o Ministério Público praticam "censura" contra ele.

Ligação de Alckmin

Sobre as prévias, o prefeito afirmou ter recebido uma ligação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), hoje, o cumprimentando pela vitória. Alckmin é pré-candidato à Presidência.

"Recebi hoje pela manhã a ligação dele me cumprimentando e dizendo 'Agora juntos'. A candidatura dele é a candidatura do PSDB", afirmou.

Segundo o prefeito, até o final da semana ele e Alckmin devem se reunir para tratar de campanha "com o objetivo desse alinhamento".

Doria lembrou que Alckmin também se desencompatibiliza do cargo até 7 de abril.

Janaina Garcia/UOL
Doria inaugura Centro Temporário de Acolhimento no Glicério
Inaugurado, centro não pode ser ocupado

À tarde, Doria inaugurou um CTA (Centro Temporário de Acolhimento) no Glicério, região central de São Paulo, para pessoas em situação de rua. Décima sétima unidade inaugurada pela administração municipal desde maio, o prédio não tem, contudo, o Habite-se, nem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento obrigatório para funcionamento.

Indagado sobre o assunto após vistoriar o local e registrar vídeos e fotos para suas redes sociais, Doria afirmou que a inauguração não implica, necessariamente, "ocupação" do espaço.

"Estamos inaugurando, mas não estamos ocupando. Você não vai ver aqui nenhuma ocupação ainda. O AVCB é necessário e implícito em todos os projetos da Prefeitura de São Paulo", afirmou.

E completou: "Aqui, o documento será obtido até quarta-feira (21), e, na quinta, provavelmente começa a sua ocupação. Sobre o Habite-se, o prédio é propriedade da prefeitura, portanto, já está habilitado para a ocupação".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos