Doria deve ser confirmado hoje pré-candidato ao governo de SP

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

    O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), durante entrevista coletiva hoje de manhã na Prefeitura

    O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), durante entrevista coletiva hoje de manhã na Prefeitura

O prefeito João Doria será oficializado nesta segunda-feira (12) como um dos pré-candidatos do PSDB ao governo do Estado. As prévias do partido, previstas para acontecer no próximo domingo (18), definirão quem disputará o governo de São Paulo pelo PSDB.

O nome de Doria foi registrado ao diretório estadual, em Moema (zona sul de SP), pouco depois das 17h, por um grupo de cinco correligionários: o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Cauê Macris, o presidente municipal do PSDB, vereador João Jorge, a vereadora Adriana Ramalho e o prefeito de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), Orlando Morando. 

Doria deve visitar o diretório na sequência --por volta das 18h, segundo apurou a reportagem, quando deve responder se aceita ou não a indicação de seu nome à disputa. Aceitando a indicação dos correligionários, Doria disputará as prévias do partido com outros três pré-candidatos: José Aníbal, Floriano Pesaro e Luís Felipe d'Ávila.

A informação sobre o registro de seu nome pela comitiva foi confirmada pelo próprio prefeito, no final da manhã, em evento na prefeitura sobre a Operação Delegada. É a primeira vez que Doria fala com menos melindre sobre a própria candidatura.

Indagado se assinaria hoje a pré-candidatura, afirmou: "Não sei ainda. Mas  deputados, como o presidente da Alesp, Cauê  Macris, vereadores, prefeitos e representantes de diretórios vão apresentar hoje, às 17h, um documento ao diretório estadual sobre isso", disse. Perguntado se ele iria ao evento, o tucano respondeu: "Recomendo expressamente que vocês [jornalistas] estejam lá. Tudo a seu tempo".

Pelo prazo do diretório, os candidatos têm só até amanhã para oficializarem seus nomes para disputar as prévias. O primeiro turno está marcado para o próximo dia 18, e o segundo, se houver, dia 25. É a primeira vez, em quase 30 anos do partido, que o PSDB paulista realizará prévias para a sucessão estadual.

"Candidatura espontânea", diz presidente da Alesp

Ao UOL, o presidente da Alesp confirmou que Doria é esperado para a noite desta segunda-feira para ser oficializado pré-candidato do partido ao governo do Estado.

"Há um clamor partidário pela candidatura do prefeito; ela não foi fomentada dentro de gabinetes, é espontânea", afirmou Macris. "Conseguimos até agora quase 1.600 assinaturas de adesão e ainda estamos contando; é mais que o dobro do necessário", disse.

O deputado se refere aos 20% de assinaturas de filiados ao partido necessárias para o registro da candidatura às prévias. Ao todo, em todo o Estado, são cerca de 4 mil integrantes com poder de voto nas prévias.

Sobre a realização da votação interna, o parlamentar afirmou que "o processo, para nós, não faz diferença". "Porque nós não vamos desistir; não sabemos se os outros vão desistir", disse. Pesaro, Aníbal e d'Ávila já registraram suas intenções de disputar a seleção.

Críticas e bate-boca

A reunião que definiu as datas das prévias tucanas, na semana passada, foi sucedida por uma troca de críticas entre Aníbal e Doria. Para o presidente do Instituto Teotônio Vilela e suplente do senador José Serra, Doria e a executiva estadual usaram de militância não filiada para criar um clamor pró-prefeito na ocasião. "Aquilo parecia uma arapuca armada com a complacência da executiva estadual e dos aliados do prefeito", declarou Aníbal ao UOL no dia seguinte ao encontro. Ele acusou Doria de se rum "político carreirista".

Na quarta-feira (7), em entrevista à rádio Bandeirantes, Doria devolveu a crítica ao classificar Aníbal como "derrotado sistemático dentro do PSDB" — onde, nas prévias para a prefeitura, em 2016, Aníbal apoiou a candidatura de Trípoli.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos