Ciro diz que disputará segundo turno das eleições contra Alckmin

Daniela Garcia

Do UOL, em Brasília

  • Daniela Garcia/UOL

    Ao lado da namorada Giselle Bezerra (à esq.), Ciro Gomes participa de reunião com a bancada do PDT

    Ao lado da namorada Giselle Bezerra (à esq.), Ciro Gomes participa de reunião com a bancada do PDT

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (7) que espera ter o governador Geraldo Alckmin (PSDB) como o adversário no segundo turno.

"Se nós tivermos atenção, objetivamente, aquilo que parece ser a estrutura, o posicionamento, parece que será uma disputa entre nós e o Alckmin", disse Ciro em reunião com a bancada do partido na Câmara.

Pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao Instituto MDA divulgada na terça-feira (6) mostra que, em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, Ciro chega a 8,1% das intenções de voto, contra 8,6% de Alckmin. A liderança, nesse cenário, é ocupada por Jair Bolsonaro, do PSL (20%), seguido por Marina Silva, da Rede (12,8%).

"Me dói pensar em Lula preso", diz Ciro

Ciro disse também que não precisa de "discurso" para pedir o apoio do ex-presidente Lula. "Faz 16 anos que eu ajudo o Lula. Mais do que a retórica, eu tenho é um testemunho de vida". Segundo ele, como sempre apoiou o petista, isso já seria suficiente. "Se isso não falar por si, é porque há muita intriga para desfazer isso, o que é uma realidade de vida."

Após a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de rejeitar o habeas corpus de Lula, Ciro defendeu que o STF (Supremo Tribunal Federal) altere o entendimento sobre a prisão em segunda instância. "O ex-presidente Lula está sendo ameaçado de prisão agora por uma decisão estranha, sem base jurídica que eu conheça, sem antecedente internacional."

O ex-ministro de Lula disse que evita pensar sobre a eventual prisão do ex-presidente. "Não quero nem pensar. Me dói muito o coração imaginar a prisão de Lula", disse.

Ciro disse que falou aos deputados sobre a importância de aumentar a bancada. Reforçou que a meta é dobrar o número de cadeiras na Câmara. Hoje, o PDT conta com 21 deputados federais. "[É necessário] formarmos uma grande bancada, para em caso de uma vitória, nós termos uma base para iniciar os processos das reformas que o país vai precisar passar", afirmou.

A respeito das pesquisas eleitorais, Ciro disse não se preocupar com os baixos índices apresentados por ele no momento. Segundo o candidato, o processo é dinâmico. "Não faz 20 dias que a gente estava considerando a candidatura do Luciano Huck com o inacreditável apoio do Fernando Henrique Cardoso".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos