Doria chama Aníbal de "derrotado" e diz que pré-candidatura "tem sua hora"

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Janaina Garcia/UOL

    5.mar.2018 - Prefeito de São Paulo, João Doria, é festejado após sua proposta de prévias sair vencedora em reunião do diretório estadual do PSDB

    5.mar.2018 - Prefeito de São Paulo, João Doria, é festejado após sua proposta de prévias sair vencedora em reunião do diretório estadual do PSDB

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), reagiu nesta quarta-feira (7) às críticas do suplente do senador José Serra, José Aníbal, sobre as prévias tucanas à disputa do governo estadual e classificou o correligionário como "derrotado sistemático dentro do PSDB".

Doria falou à rádio Bandeirantes sobre as críticas de Aníbal, que ao UOL, mais cedo, e à rádio, no final da manhã, classificou o prefeito como "político carreirista". O suplente será adversário de Doria nas prévias do PSDB --as quais, nos dias 18 e 25 de março, caso haja segundo turno, escolherão quem disputará a sucessão do governador Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência.

O prefeito afirmou que preferia "tratar Aníbal com respeito", mas enfatizou que o derrotou no partido –na segunda, por exemplo, o adversário e outros dois pré-candidatos às prévias, Floriano Pesaro e Luiz Felipe d'Ávila, defenderam a proposta de prévias dias 25 de março e 2 de abril, que acabou rechaçada por 70 votos a 34.

"Ele [Aníbal] foi derrotado várias vezes nas prévias do PSDB e nesta reunião do diretório. É um derrotado sistemático dentro do PSDB. E as pessoas, quando são derrotadas, elas reagem emocionalmente", disse Doria à Bandeirantes.

Leia também:

Aníbal havia reclamado da reunião realizada na noite de segunda sobre as prévias. "Aquilo parecia uma arapuca armada com a complacência da executiva estadual e dos aliados do prefeito (...). Colocaram dentro do mesmo lugar, intencionalmente, uma tropa de choque para hostilizar o adversário [de Doria]. Ele é um político carreirista com uma fachada de gestor; um cara de marketing que se veste de gari. Mas quando se espreme, não sai nada. Por isso ele não quer debater", acusou o político.

Questionado pelo apresentador José Luiz Datena sobre por que ainda não anunciou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Estado, e se a demora não poderia afetar seu partido, Doria respondeu: "Tudo tem sua hora".

Procurado sobre as colocações do prefeito --que ontem, também consultado, preferira não se manifestar sobre Aníbal --, o suplente de senador explicou hoje, por meio de sua assessoria, que o único momento em que Aníbal e Doria ficaram em campos opostos no partido, além do atual processo, foi nas prévias de 2016.

Na ocasião, Aníbal apoiou a candidatura do deputado federal Ricardo Trípoli à Prefeitura, mesmo candidato, na ocasião, do agora vice-prefeito Bruno Covas. As prévias de 2016 resultaram em brigas internas que acusaram Doria de compra de votos, o que ele nega, e que resultaram em ações na Justiça e na desfiliação anunciada pelo então vereador Andrea Matarazzo, no PSDB havia 25 anos.

Também desafeto de Doria e crítico dos rumos do PSDB, o vereador Mario Covas Neto, filho do ex-governador e um dos fundadores do partido Mario Covas (1930-2001), abandonou a sigla semana passada.

Goldman foi chamado de "fracassado"

Não é a primeira vez que o prefeito de São Paulo se indispõe publicamente com um correligionário. Ano passado, por exemplo, disse que Alberto Goldman "coleciona fracassos" e "vive de pijamas na sua casa" após o ex-governador criticar a série de viagens de Doria pelo país. Para Goldman, Doria tentava emplacar uma candidatura à Presidência, nem que isso representasse o abandono da gestão municipal.

"Hoje meu recadinho vai para você, Alberto Goldman, que viveu a vida inteira na sombra do Orestes Quércia e do José Serra. Você que é um improdutivo, um fracassado. Perdeu, inclusive, as três representações que você fez questão de protocolar no TRE-SP [Tribunal Regional Eleitoral] quando foi derrotado por mim nas prévias do PSDB. Aliás, você coleciona fracassos na sua vida. E agora vive de pijamas na sua casa", rebateu Doria, em vídeo publicado nas redes sociais. Na ocasião, a resposta foi gravada em Belém, onde Doria acompanhava o Círio de Nazaré.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos