Operação Lava Jato

UOL transmite hoje julgamento no STJ de pedido de Lula para evitar prisão

Do UOL, em São Paulo

  • Nelson Antoine/UOL

    Lula tenta evitar sua prisão após esgotados os recursos em 2ª instância

    Lula tenta evitar sua prisão após esgotados os recursos em 2ª instância

O UOL transmitirá nesta terça-feira (6), a partir das 13h, o julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça) de um pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista tenta evitar que seja confirmada sua prisão após encerrados todos os recursos na segunda instância que o condenou a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP).

As imagens serão captadas e divulgadas pelo próprio STJ, em Brasília, onde o pedido do ex-presidente será julgado pela 5ª Turma, e retransmitidas ao vivo pelo UOL.

Além de transmitir o julgamento do pedido, o UOL fará a cobertura completa da sessão, que contará com a presença dos cinco ministros da Turma e de advogados do ex-presidente.

Leia mais:

Se a Quinta Turma do STJ aceitar o pedido de habeas corpus preventivo feito por Lula, o ex-presidente poderá recorrer da sua condenação no caso do tríplex em liberdade. Se negar, o petista ainda aguardará uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ao qual já fez o mesmo pedido.

Um dos ministros do STJ, Humberto Martins, já negou liminarmente o pedido de habeas corpus preventivo de Lula, em 30 de janeiro. Agora, será a vez de o colegiado decidir.

A tendência, porém, é que o pedido de Lula seja indeferido. Na quarta-feira (27), o UOL mostrou que, neste ano, a 5ª Turma julgou nove processos em que a prisão após segunda instância foi questionada. Em todos os casos, o colegiado seguiu o entendimento do Supremo de que a prisão deve ser efetuada nesta fase dos processos.

Condenado pelo juiz Sérgio Moro em julho de 2017, Lula teve sua condenação confirmada em janeiro deste ano pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Segundo a denúncia, o ex-presidente recebeu R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma do apartamento no Guarujá e nas reformas realizadas no imóvel. Os advogados de Lula contestam as condenações, afirmam que não há provas dos crimes e que evidências da inocência de Lula foram ignoradas.

Apesar das condenações, Lula atualmente é o pré-candidato do PT à Presidência da República e tem liderado as principais pesquisas de intenções de voto para a eleição de outubro, entre elas o Datafolha divulgado no dia 31 de janeiro. Em tese, ele está inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas seu caso ainda depende de um rito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos