"Se for candidato, ótimo", diz Alckmin sobre possível candidatura de Huck

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo

    Governador também respondeu críticas de oponente tucano em entrevista a rádio

    Governador também respondeu críticas de oponente tucano em entrevista a rádio

Preparando-se para as prévias do PSDB, que vão decidir o candidato tucano à eleição de presidente da República deste ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou na manhã desta quinta-feira (8) que apoia uma eventual candidatura do apresentador Luciano Huck (sem partido) ao Planalto.

Segundo a revista Piauí e o blog do Josias, Huck deverá se encontrar ainda nesta quinta com o ex-presidente da República e presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, de quem é amigo. Em declarações recentes, FHC demonstrou apoio ao nome do apresentador da TV Globo.

Publicamente, Alckmin não aparentou incômodo com as manifestações do ex-presidente e com o possível encontro. "O FHC tem amizade pessoal com Luciano Huck, eu também me dou muito bem com o [Andrea Sandro] Calabe", afirmou o governador em entrevista à Rádio Bandeirantes, referindo-se ao padrasto de Huck, que foi seu secretário entre 2011 e 2014.

"Se ele [Luciano Huck] for candidato, ótimo, é o povo que decide, não tem nenhum problema. No PSDB, nós vamos ter a primária em 11 de março", disse Alckmin. "O Luciano Huck não é filiado ao PSDB, aliás nem sei se tem alguma filiação partidária. Quem quiser ser candidato, tem que se filiar agora em março. Eu nunca desestimulo as pessoas a participarem da política", complementou.

A Fundação FHC negou que a reunião entre o presidente de honra tucano e o apresentador ocorra nesta quinta-feira (8). A assessoria de imprensa de FHC não confirmou o encontro. Já a assessoria de imprensa de Luciano Huck informou que ele está em Natal (RN) nesta quinta-feira em gravações para seu programa na TV Globo.

Críticas demagogas devem ser jogadas no lixo, diz Alckmin

Sobre as críticas que vem recebendo do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que será seu rival nas prévias do PSDB pela candidatura presidencial, Geraldo Alckmin afirmou que não as leva em consideração.

"Eu não me preocupo muito com essa questão de críticas. Aprendi com o meu pai que, se a crítica for demagoga, não se deve dar bola e se deve jogar no lixo. Se a critica tiver sentido, corrija. Se a crítica for moral, processe", afirmou na entrevista à Rádio Bandeirantes.

"Às vezes, há uma certa intolerância à crítica. Eu não penso dessa forma. Não sou de ficar fazendo aleivosias [ato de traição demonstrada por falsa amizade], como o prefeito de Manaus. O Brasil precisa de construtores, que possam fazer o país voltar a crescer", complementou Alckmin.

Rival de Alckmin na disputa interna do partido, Virgilio tem feito críticas constantes ao governador de São Paulo, dizendo que Alckmin teria interesse de "boicotar" as prévias, que o paulista é um "coveiro do PSDB" e que é o "barco furado"do PSDB.

Em entrevista ao UOL, o prefeito de Manaus reclamou por não ser indicado pelo partido para pesquisas eleitorais e afirmou: "Quero usar [a aparição nas] mídias sociais, [na] imprensa, e, através disso, conquistar posição e pontos acima dele. Para que os convencionais percebam que tem o barco furado e tem um barco que dá esperança. Para mim, Alckmin representa um barco furado", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos