PSDB terá candidato próprio em SP, diz Doria; Alckmin sugere conversa

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito da capital, João Doria

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito da capital, João Doria

O prefeito João Doria afirmou nesta terça-feira que o PSDB terá candidato próprio ao governo de São Paulo nas eleições deste ano. Já o governador Geraldo Alckmin sugeriu conversas sobre o assunto. Uma eventual candidatura tucana contraria o projeto do atual vice-governador Márcio França (PSB) de lançar seu nome na disputa ao cargo com apoio do PSDB.

"O PSDB terá o seu candidato ao governo do Estado. Quanto maior for o apoio, melhor. Sigo o que o governador diz. Ele nunca disse o contrário. Isso não desmerece o Márcio França, mas o PSDB terá o seu candidato", afirmou Doria.

Já Alckmin foi menos incisivo: "Nós temos uma base ampla que me elegeu governador e que elegeu Doria prefeito. Se todos pudermos estar juntos novamente, ótimo. O PSDB, como partido maior e mais estruturado, tem a aspiração legítima de ter candidato próprio. Sempre é bom conversar, abrir diálogo, respeitando as aspirações", disse Alckmin..

Doria é um dos cotados por alas tucanas a ser o candidato do PSDB ao governo do Estado. Já Alckmin é tratado por integrantes do partido como o candidato tucano à Presidência da República.

Mas essas declarações não significam que a sucessão ao governo de São Paulo já está definida. Márcio França tem tentado atrair deputados de partidos da base de apoio a Alckmin para seu projeto de ser o candidato único da base do governo.

Em paralelo, ele tenta convencer deputados do PSDB a abrir mão da ideia de que o partido tenha candidato próprio em São Paulo em troca de apoio do PSB para a campanha de Alckmin à Presidência.

França deve assumir o governo de São Paulo em abril se Alckmin decidir mesmo disputar a Presidência.

Durante a tarde desta terça-feira, Alckmin viaja para Brasília. Entre os compromissos do governador, que também é presidente nacional do PSDB, está uma reunião com a direção do partido. Amanhã está prevista uma reunião entre a executiva nacional do PSDB para avaliar a questão. Uma decisão sobre o lançamento de candidato próprio em São Paulo pode ocorrer em março.

"Relação indissolúvel e inabalável"

O prefeito de São Paulo enalteceu a relação positiva entre os governos municipal e estadual em um evento, na prefeitura, que anunciou recursos para moradias populares na capital, que devem começar a ser construídas após o Carnaval.

"A nossa relação é indissolúvel e inabalável. Desde o primeiro dia, uma ação positiva. Não é apenas uma relação de amizade e de respeito. É de responsabilidade social. Não estamos aqui para entregar placas, mas para servir. Esse é o exemplo que Geraldo Alckmin dá em toda sua trajetória política", afirmou Doria.

Em 2017, 1.782 casas foram entregues pelo programa Casa da Família. Alckmin pontuou que o acordo para novas moradias trará dois benefícios à população: "casa para quem não tem moradia e emprego na veia para quem está desempregado", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos