Operação Lava Jato

Advogado de Lula possui 'envergadura moral' para comandar processo, diz PT

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Tribunal Regional Federal da 4ª Turma/Divulgação

    Zanin, que defendeu Lula no TRF-4, seria alvo de críticas por parte de petistas

    Zanin, que defendeu Lula no TRF-4, seria alvo de críticas por parte de petistas

O PT saiu em defesa da equipe de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderada por Cristiano Zanin Martins, contra as críticas na condução dos processos. "Reconhecemos que os doutores Roberto Teixeira, Zanin e Valeska Teixeira têm conduzido de forma irretocável a defesa do nosso mais importante líder, sendo, acima de tudo, exemplos de combatividade para toda a nova geração de operadores do Direito, demonstrando, cotidianamente, possuírem a envergadura moral e a capacidade técnica que causa requer", disse a nota feita pelo setor jurídico do PT.

A manifestação é uma resposta à reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" publicada neste domingo (28) que aponta que a cúpula petista estaria criticando a atuação de Zanin e teria indicado a necessidade de um nome de peso para ser incluído na defesa de Lula. Para o jurídico do PT, a atuação dos defensores do ex-presidente "não merece qualquer reparo".

As reclamações teriam se intensificado após o julgamento, na quarta-feira (24), da apelação de Lula contra a sentença do juiz federal Sergio Moro, da primeira instância. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que atua na segunda instância, confirmou a condenação e ampliou a pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão. O Tribunal ainda indicou que a pena deverá ser cumprida finalizados os recursos na segunda instância, o que deve acontecer até março.

  • 51657
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2018/01/26/considerando-o-que-foi-revelado-pela-operacao-lava-jato-ate-o-momento-e-a-condenacao-em-2-instancia-lula-deveria-ou-nao-ser-preso.js

O PT, além de defender, exalta a atuação da equipe de Zanin, dizendo que "todas as decisões arbitrárias no processo foram devidamente atacadas, todos os pedidos de produção de provas foram formulados".

"Não houve argumento que não tenha sido lançado ou tese jurídica que não tenha sido apresentada. O acerto na condução do processo é reconhecido por juristas do Brasil e do mundo".

O departamento jurídico do partido considera que o país caminha rumo a um "estado de exceção". "O fato é que o que está sendo julgado nos processos é opção política pelos mais pobres, não um réu".

Eu respeito o poder Judiciário, diz advogado de Lula

Os petistas ainda fazem referência ao mensalão, em que foram utilizados advogados "medalhões do direito criminal brasileiro". "No entanto, nossos companheiros foram condenados a penas espetaculares", diz a nota.

No mensalão, nomes como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente nacional do partido José Genoino foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Vale lembrar que, naquela ocasião, se optou pela postura de não politizar o julgamento e acreditou-se que apenas a condução técnica levaria a absolvição dos inocentes, sendo desencorajados quaisquer movimentos minimamente políticos, quanto mais de enfrentamento", ressalta o comunicado.

Para o PT, os advogados de Lula têm "atuado com a combatividade que se espera". "[Eles] não têm se negado a participar de reuniões, seminários, congressos para esclarecer pontos cruciais dos processos e denunciar os arbítrios dos julgadores".

Ir à ONU não afronta soberania do país, diz advogada de Lula

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos