Operação Lava Jato

Defesa de Lula diz que Moro criou acusação e pede nulidade do processo

Bernardo Barbosa e Nathan Lopes

Do UOL, em Porto Alegre

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quarta-feira (24), durante o julgamento do caso do tríplex, que o juiz Sergio Moro criou uma nova acusação contra o petista, diferente da denúncia do MPF (Ministério Público Federal).

A defesa pediu a nulidade do processo. Segundo Zanin, Moro não teria competência para julgar o caso porque não haveria relação entre os três contratos da OAS com a Petrobras que teriam servido como contrapartida à suposta propina paga a Lula.

"Os três contratos foram esquecidos. Criou-se aqui uma nova acusação", disse. "O juiz não pode criar uma nova acusação só para condenar o réu."

Veja também

O advogado também voltou a criticar a suposta parcialidade de Moro, a quem acusou de agir politicamente no processo ao autorizar a divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

  • 51472
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2017/12/12/voce-acha-que-lula-sera-candidato-em-2018.js

Zanin alegou ainda que a defesa foi cerceada por ter seus pedidos de produção de provas negado.

"Não há uma prova pericial feita com o objetivo de identificar o caminho do dinheiro. Isso acarreta a nulidade do processo", afirmou.

Para Zanin, o MPF "abusou" do direito de acusar e mencionou novamente a apresentação da denúncia contra Lula no caso do tríplex, em que procuradores apresentaram um PowerPoint que considerava o ex-presidente como chefe do esquema de corrupção na Petrobras.

"O poder do Estado tem um limite e não pode ser utilizado desta forma", afirmou.

"Crime não pode ser fluido", diz defesa de Lula

Advogado de Okamotto critica "falta de senso" do MP

O advogado de Paulo Okamotto, Fernando Fernandes, criticou o que chamou de "falta de senso" do Ministério Público ao denunciar seu cliente. Okamotto preside o Instituto Lula e foi acusado de ter participado do recebimento de propina da OAS para o armazenamento do acervo presidencial do petista.

Segundo Fernandes, a OAS fez pagamentos diretamente à Granero, empresa que armazenava o acervo.

O advogado afirmou que o acervo é de "interesse público" e que o ex-presidente tem dificuldades para mantê-lo.

Okamotto foi absolvido na primeira instância, mas sua defesa recorreu da sentença, pedindo mudança na fundamentação da absolvição.

Depoimento de FHC na ação "é um símbolo", diz defesa de Okamotto

Entre os advogados dos sete réus do processo, apenas Zanin e Fernandes fizeram uso da sustentação oral. Os outros réus condenados em primeira instância foram Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS; e Agenor Franklin, ex-diretor da área internacional da OAS.

Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho e Roberto Moreira Ferreira, todos executivos da OAS, foram absolvidos em primeira instância. O MPF recorreu e pediu a condenação dos três.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos