Suplicy diz que PT deve refletir e assumir erros após resultado da eleição

Do UOL, em São Paulo

Vereador com o maior número de votos na eleição municipal de São Paulo (301.446 votos), o ex-senador Eduardo Suplicy publicou vídeo nesta segunda-feira (31) em sua conta no Facebook em que afirmou que o resultado do pleito nas cidades pelo país obrigará o PT (Partido dos Trabalhadores) a refletir sobre a situação da legenda.

Suplicy lembrou que o número de eleitos do partido desabou em relação às eleições municipais de 2012 e avaliou que o PT terá que assumir seus erros para retomar seu rumo de origem.

"O resultado dessas eleições faz com que nós tenhamos que fazer uma profunda reflexão no Partido dos Trabalhadores. Havíamos elegido 644 prefeitos em 2012 [638, na verdade] e agora, apenas, 254. Então, precisamos realizar uma profunda reflexão sobre os nossos erros, sobre o que é que, afinal, aconteceu conosco", disse o vereador eleito, um dos poucos nomes do PT a não ter sua imagem abalada com os escândalos de corrupção e investigações da Lava Jato.

"Reconhecer que houve, de fato, muitas formas inadequadas de agirmos. Houve quem tivesse agido de uma forma inteiramente condenável. E é importantíssimo que tenhamos a coragem de, sem qualquer espírito vingativo, efetivamente refletir e ver o que é que podemos fazer para reconstruir, sobretudo com base naqueles objetivos que tanto foram importantes para nós que abraçamos o Partido dos Trabalhadores: construir uma nação justa, civilizada, fraterna e onde todas as pessoas passem a ter voz e vez para valer, e participem das decisões de nossos governantes, não apenas nas horas das eleições, mas em todos demais momentos".

Segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PT despencou para a 10ª posição nacional em 2016. A legenda perdeu o comando de diversas cidades importantes do país, ficou sem representantes em regiões tradicionais para o partido, como o ABC paulista e o Nordeste, e conseguiu eleger apenas um candidato entre as capitais de estado, Marcus Alexandre, que já é prefeito de Rio Branco e venceu a eleição ainda no primeiro turno para comandar a capital do Acre por mais quatro anos. 

Análise: Desemprego e corrupção fizeram periferia "dar adeus ao PT"

UOL Cursos Online

Todos os cursos