Quem vai herdar capital eleitoral deixado por Lula?

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

  • Diego Padgurschi/Folhapress

As eleições municipais de 2016 deixam algumas pistas de como será a disputa presidencial em 2018, mas nada muito claro ainda, de acordo com os analistas políticos que participaram da cobertura do UOL neste domingo (30).

Com as perdas do PT (Partido dos Trabalhadores) em todo o país, fica a dúvida sobre uma possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e sobre quem poderá herdar o capital eleitoral que ele venha a deixar.

O blogueiro do UOL Josias de Souza diz que não é mais viável que Lula enfrente a disputa pelo PT.

"É muito cedo para a gente dizer quem vai ser candidato forte em 2018. O Lula não é mais candidato ou não reúne mais condições para ser o candidato do PT em 2018, e você tem a Lava Jato, que fez com que o noticiário político migrasse da editoria de política para a editoria de polícia, e agora vai migrando gradativamente para aquela seção do jornal onde são publicados os avisos fúnebres. Algumas candidaturas já estão mortas, a candidatura do Lula está morta", afirma.

O cientista político do Insper Carlos Melo concorda: "as condições do ex-presidente Lula são muito complicadas para que ele possa vir a ser candidato. Mas quem herda esse contingente de votos do Lula?", questiona.

É bem difícil, os dois afirmam, estabelecer quem poderia obter vantagens com uma não candidatura do petista. O cenário, por enquanto, apresenta muitas dúvidas. E uma delas é que leva tempo para construir uma trajetória como a do ex-presidente.

"O Lula disputa uma eleição em 1982, perde, disputa eleição em 1989, 1994, 1998..., ele vai ganhar 20 anos depois. Para o PT chegar ao poder nacional, são 20 anos de trajetória. No caso do PSOL, nós temos a primeira aparição --e ainda localizada-- na cidade do Rio de Janeiro. Imaginar que agora toda aquela base eleitoral do PT vá para o PSOL, acho que é precipitação", diz Melo.

Desemprego e corrupção fizeram periferia "dar adeus ao PT"

LIDERANÇAS REGIONAIS

Ainda é cedo para avaliar quem teria condições de herdar um espólio do PT também na opinião do blogueiro do UOL Leonardo Sakamoto, para quem o partido ainda poderá lançar em 2018 seus grandes nomes tradicionais.

"Aqui em São Paulo, tivemos o Eduardo Suplicy como o mais votado da Câmara de Vereadores. É cedo para decretar a falência do PT", afirma.

Mas lideranças regionais que despontam agora podem representar futuros refúgios desses eleitores, avalia.

"No Ceará, a família Gomes mantém o seu poder sobre Fortaleza. Flávio Dino, no Maranhão, consolida a vitória de um aliado na capital, São Luís, com mais prefeituras do que o Sarney no Estado. O próprio Marcelo Freixo, no Rio de Janeiro, com o PSOL elegendo a segunda maior bancada no Rio."

Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB

AÉCIO NEVES (PSDB)

Embora o PSDB tenha obtido um resultado positivo nas eleições municipais, seu presidente nacional, o senador Aécio Neves, teve um resultado "ultranegativo", na avaliação de Josias de Souza. O tucano mineiro enfrentou hoje a terceira derrota consecutiva em seu quintal eleitoral, com a vitória de Alexandre Kalil (PHS) em Belo Horizonte. As outras derrotas ocorreram na eleição para o governo do Estado, quando foi eleito Fernando Pimentel (PT), e quando Aécio recebeu menos votos em seu berço eleitoral do que os conquistados pela ex-presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

"Aécio tem que enfrentar agora um paradoxo: ele acha que é uma coisa, mas a realidade está mostrando que ele é outra coisa diferente. Ele acha que é o candidato natural do PSDB à presidência em 2018. A realidade mostra que ele já não é o candidato natural", afirma o blogueiro, uma vez que Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, e o ministro José Serra também constam na lista de presidenciáveis do partido.

Levi Bianco/O Globo
Geraldo Alckmin (centro) comemora vitória de João Doria em São Paulo, pelo PSDB

GERALDO ALCKMIN (PSDB)

Na avaliação do cientista político Carlos Melo, não está em casa a dificuldade do governador Alckmin, cujo aliado João Doria conquistou a Prefeitura de São Paulo.

"O governador Alckmin ganha em São Paulo, mas tem um grande problema, que é para fora de São Paulo. Ele é muito forte em sua terra, mas tem muita dificuldade para fora. Ao contrário do Aécio, com fragilidade na sua terra, mas com uma certa fortaleza para fora."

As próximas batalhas do partido tucano antes de decidir quem vai para o topo da lista presidenciável devem ser: a liderança na Câmara, a presidência da Câmara e a presidência do próprio PSDB, na opinião de Melo.

CIRO GOMES (PDT)

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes é considerado pelos analistas políticos como um dos "vitoriosos regionais" nas eleições 2016. E hoje tem o domínio de um partido nacional, que é o PDT.

Ciro Gomes pode ser nome apoiado pelo PT para eleições de 2018

"Já há dentro do PT inclusive esforços para um comitê Ciro 2018", diz o cientista político do Insper.

"Herdando alguma parte desse capital do Lula, o Ciro poderá estar no segundo turno. O que a gente pode dizer é que hoje, 30 de outubro de 2016, a eleição 2018 começou. Mas ela já começa não com um grid de largada definido, mas com uma enorme disputa para ver quem é que vai chegar a esse grid de largada. A primeira impressão que nós temos é o que o PT não estará lá", conclui.

Avança ou recua? Como fica o xadrez dos presidenciáveis

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos